18 de abril de 2024
Eleições

O jingle que disparou nas eleições de 2020

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Se tem uma novidade de sucesso incontestável na morna campanha eleitoral de 2020 é o ritmo “picadinha ou pisadão” da música “O homem disparou”.

Não há uma só carreta que não conte com o hit que pode ser adaptado para homem ou mulher, cordão verde ou vermelho. E até por candidaturas adversárias na mesma cidade.

Estamos junto e misturado
Alô meu povo
O homem tá disparado
Vai ganhar de rodo

O homem disparou disparou disparou
O homem disparou disparou disparou

O homem o melhor pode acreditar
Vem você também pula para o lado de cá
O homem disparou disparou disparou
O homem disparou disparou disparou

Mas qual a história do som do momento que cai como uma luva em qualquer candidato?

“O homem disparou” tem melodia de um músico mineiro, feita para uma banda brasiliense, reciclada por um cantor piauiense e encomendada por um agente cearense.

O estouro foi no projeto de um empresário paraibano: criar um álbum só com esses jingles genéricos.

“‘O homem disparou’ virou febre. A gente fez também ‘A mulher disparou’. Tem lugar em que os dois partidos querem”, conta Patrício. A fala dele é corroborada por relatos nas redes sociais de gente que diz ouvir a música saindo de caixas de som rivais.

 A parceria deu tão certo que Patrício virou sócio de Francisco para empresariar também a carreira de César Araújo, além de Karkará e os Vilões do Forró. Eles criaram uma linha de montagem para autorizar e customizar o jingle.

Francisco diz que eles cobram entre R$ 1 mil e R$ 2 mil para liberar e gravar a faixa customizada, dependendo do tamanho da candidatura.

“Eu trabalho muito com show no interior, e meu interesse é que o prefeito ganhe e contrate meu show. Então, pelo relacionamento, às vezes eu nem cobro pelo uso”, conta o empresário.

O músico também não cobra qualquer fidelidade do disparo à situação das pesquisas de opinião. O candidato pode estar lá atrás nas intenções de voto e “disparado” nas carreatas e passeatas.

Do G1

 

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