29 de março de 2024
Eleições

O que de novo na pesquisa Perfil/Tribuna do Norte

A pesquisa perfil/Tribuna do Norte publicada neste domingo não traz muitas diferenças sobre as já divulgadas para sucessão da capital potiguar.

O líder da segue sendo o prefeito Álvaro Dias (PSDB) com 33, 5% das intenções. É quase o mesmo índice da pesquisa Ibope divulgada pela InterTV Cabugi em 6 de outubro. O prefeito teria oscilado positivamente em 0,5%.

A maior diferença esta no patamar dos demais concorrentes. Um empate no segundo lugar entre Kelps Lima (SDD) e o delegado Sergio Leocadio (PSL) nos 5%.

No Ibope, Kelps aparece com mais do dobro que teria hoje e é seguido por Hermano Morais (PSB), o delegado só surge em quinto, com 3%.

É uma diferença determinante para o desenrolar da reta final da campanha. Até para se antever e esperar onde serão enfrentadas as maiores disputas e novas estocadas. O delegado continuará com sua metralhadora dirigida ao prefeito ou vai mirar no seu adversário mais próximo, com quem teoricamente disputa a segunda vaga para um eventual segundo turno?

img_3742.jpg

A rejeição também é uma variável que traz mudanças em relação aos números do Ibope.

Na pesquisa de hoje, a rejeição é maior do delegado Sergio Leocádio, enquanto na do Ibope Kelps tinha a dianteira. A mudança pode também ser justificada pelo tom mais agressivo e contundente “de direita” pelo candidato do PSL.

De toda forma,  números em torno de 8%  – o não voto – significa dizer que a campanha de 2020 em Natal não tem, até agora,  o componente rejeição como determinante a eleição ou derrota de nenhuma candidatura posta.

Por fim, o segundo turno. De acordo com os números da PERFIL, a soma dos adversários é bem mais tranquila para Álvaro Dias, que se distancia em mais de 13 pontos dos demais. Realidade que no IBOPE não existe, vez que lá o empate técnico é a maior interrogação para o 2º turno do pleito de 2020.

One thought on “O que de novo na pesquisa Perfil/Tribuna do Norte

  • observanatal

    Se houver segundo turno, Natal não sabe o que é pior: o enrolão Kélps ou o brucutu Leocádio.
    A pergunta é, fora a superprodução de Kélps, porque as pessoas não estão dando oportunidade para Hermano, Carlos Alberto, Cel. Hélio e os demais? Mais, por que o prefeito não consegue ultrapassar os 35%?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *