28 de março de 2024
CULTURA

“O resto é Charlatanismo”, diz ex-integrante do Comitê Científico do RN

Apesar dos números do Coronavirus em declínio no Rio Grande do Norte e o estado ser referência momentânea em diminuição de mortes em todo o Brasil, não foi o suficiente para amenizar o clima dos times Governadora do RN X Prefeito de Natal no combate à doença.

Lamentável, mas é o que temos pra hoje.

E, pasmem, as questiúnculas não estão restritas à militância político-partidária vitaminada das redes, mas chegou ao patamar – que deveria ser mais elevado – dos cientistas.

O astrônomo e pesquisador José Dias do Nascimento, ex-Comitê Científico do Rio Grande do Norte, aquele deixou o Comitê por não concordar com os movimentos pró-abertura da Governadora Fátima Bezerra saiu em defesa de suas verdades supremas.

Vejamos o que ele declarou em seus perfis da internet, depois da entrevista do Prefeito Álvaro Dias ao Bom Dia RN:

No RN a queda de casos e óbitos foi produzido pelos decretos e isolamento social de parte da população, além de esforços da Governadora Fátima Bezerra abrindo +500 leitos em todo o RN. Uso de máscaras também está sendo importantíssimo nesta fase.

O resto é charlatanismo.

Esta semana, um documento assinado por 300 médicos defendeu o protocolo no Brasil. Certamente, não estamos falando de 300 charlatães, mas de profissionais que têm suas razões e estudos com respeitável conclusão.

Mas o time Governo Fátima, tão bem representado pelo prof José Dias, não concorda com a doação de kits profiláticos como medida eficaz para o estágio inicial do Coronavirus.

Não concorda e desqualifica quem acredita. A OMS não chegou a tanto.

Em tempo, apesar do currículo de peso de pesquisador de Harvard, foi dele a previsão feita em 08 de abril sobre os efeitos da pandemia no Rio Grande do Norte, aquela de 8 mil mortes até o mês de maio.

PARA RELEMBRAR

A matéria da Tribuna do Norte de 08 de abril foi assinada pelo repórter Luiz Henrique Gomes e trazia a bombástica projeção de  1, 5 mil óbitos por dia, sendo 2 milhões de pessoas infectadas até 15 de maio e a curva começaria a baixar porque 60% dos potiguares estariam imunizados.

Como sabemos, as projeções do time Fátima não foram confirmadas. Em nenhum aspecto. Graças a Deus!

DO TL 

O fato merece ser lembrado com necessária reflexão.

Até para quem se acha mais cientista, mais médico, mais dono da verdade do que os demais que também estão expostos e no front com a mesma intenção ; vencer uma doença sem cura e com alto grau de letalidade.

Acusar os defensores de Ivermectina de CHARLATANISMO seria o mesmo de admitir críticas reversas no mesmo quilate.

Um exemplo? De praticar a Cristalomancia, ou seja,a prática de artes adivinhatórias popular entre videntes.

Mas isso, pelo visto, ninguém fez até aqui.. Ainda bem!

13 thoughts on ““O resto é Charlatanismo”, diz ex-integrante do Comitê Científico do RN

  • observanatal

    O mito de Harvard voltou, graças a Deus sem os 10,4 mil mortos (não foi previsão de 8 mil). Sabe do que adiantaram os decretos, sejam quais foram? Em nada! A população acreditou no primeiro, depois foi caindo em descrédito. Tudo aberto na clandestinidade, sem ninguém para dar um grito de “acabou, po***!”.

    Essa briga Fátima Bezerra x Álvaro Dias é medíocre, pobre, sem sentido. Fato é que o Governo só começou a avançar depois de bater muita cabeça, depois de ser pressionado pela Prefeitura de Natal e de Mossoró, que espernearam bancando tudo com apoio da sociedade, do Governo Federal.

    Faltou campanha educacional? Faltou dinheiro para ensinar as pessoas a ficarem em casa? Mídia todos os dias, pelo óbvio, coletiva com todos os veículos convidados, espaços mil em todos os locais, inclusive para fazer a previsão de 11 mil mortos em maio de 2020. Não faltou dinheiro, faltou atitude, faltou coragem, faltou perceber quem sabia se comunicar, faltou planejamento, faltou (e falta) humildade para conversar com os prefeitos, para fazer autocrítica e saber que ninguém sabe de tudo. O tom político tem ficado acima de qualquer humanidade neste país, neste estado. Uma lástima.

    Ivermectina funciona? Não sei. Acho tolo ficar batendo na tecla, achando que é o milagre do mundo, assim como ficar propagando a Cloroquina. Mas sei que o que não funciona é se esconder das responsabilidades querendo só o bônus, a falta de força, coragem, liderança. Tudo que faltou ao Governo do RN.

    Resposta
    • Cientista que erra prevendo mortes em grande escala não são charlatões, assim como os creem e divulgam as propriedades da Ivermectina. Ou não?

      Resposta
      • observanatal

        Grandes previsões catastróficas neste caso, sem dados suficientes, é charlatanismo também, ou terrorismo, podemos até escolher.

        Resposta
      • Adriano Barbosa

        Quem divulga informação de uso de drogas sem comprovação científica e que ao contrário pode ter efeitos deletérios é charlatão e inrresponsável. Passivo de punição pelo CRM. Totalmente diferente de quem faz projeções epidemiológicas!!!

        Resposta
        • observanatal

          Então é terrorismo com dados epidemiológicos. Entendido.

          Resposta
  • Tânia

    Que eu saiba Natal foi a capital que menos aderiu o isolamento. Eu fiquei isolada mesmo e peguei o vírus qdo tive que ir em uma farmácia. Deveriam estar comemorando, estão dando show nos sulistas, sou de SC, mas ainda com essa ladainha. Já não basta tantos falidos e muitos passando fome. É muito fácil falar quando pode ficar em casa ganhando seu salário e de barriga cheia. Enquanto a maioria não tem idéia do que fazer com o que perderam. Sempre que falo do RN é com admiração, apesar de erros que foram plantados por poderes maior de outros países, tem algo de diferente. Parece que se importam com as perdas de vidas.

    Resposta
  • caio bruno

    Parabéns a coluna por nos deixar esclarecidos e informados e ser ao mesmo tempo imparcial. Esse governo do estado é uma farsa. Nao sei como nao morreu gente do coracao quando declararam para o mundo todos que teriamos onze mil mortos ainda em maio, além dos dois milhoes de infectados. Agora a governadora sai pra falar , fazendo-se de salvadora da patria.

    Resposta
  • Amanda Verlis

    Eu conheço três pessoas que tomaram Ivermectina e adoeceram, sendo que uma faleceu. Uma delas continua internada. Eu mesma tomei porque li que diminuía a carga viral. Mas em nenhum momento li que se tratava de uma vacina como estou presenciando em muitos comentários. E o perigo está justamente aí, as pessoas pensarem que protege e não usarem máscara e voltarem aos antigos hábitos, se infectando e disseminando o vírus.

    Resposta
  • Amanda Verlis

    O prefeito comete injustiça contra a própria gestão e contra o Governo do Estado quando destina a Ivermectina os louros da vitória contra o coronavírus. Foi o isolamento vê o distanciamento social os grandes responsáveis. Esperamos agora que o hospital de campanha da Prefeitura de Natal continue como também os centenas de leitos de UTI criados pelo Governo do Estado em municípios do RN.

    Resposta
  • João Batista

    Burro. Médico, em Geral, não é pesquisador, é só médico. Um técnico q estuda anos pra, em tese, deter conhecimento de uma área, oq infelizmente nem sempre é verdade, haja visto a qualidade médica nos últimos temos. Não por menos, quando uma elite chucra monta uma máfia em sua própria defesa, chamada CRM,, sustentar tais “profissionais” fica mais fácil.

    Resposta
  • Adriano Barbosa

    Charlatanismo mesmo!!! Não existe Kit para Covid. Um absurdo a defesa de colegas médicos do RN (alguns meus ex-professores) defenderem uso de medicamentos para sarna e lombriga. Aqui em São Paulo nos hospitais universitários e nos melhores hospitais seguimos a melhor prática médica baseada em evidência e não achismo.
    Após a pandemia, muitos médicos precisarão ser reciclados.

    Resposta
  • Macalecalken

    O Brasil precisa seguir um protocolo para uma próxima eventual Pandemia.
    Não podemos ficar nas mãos de decretos irresponsáveis de uma pessoa que pode mudar o destino de um país.
    Temos que ser racionais e tirar como lição tudo o que aconteceu de bom e de ruim para que possamos salvar vidas sem precisar se preocupar também com ego político e corrupção.

    Espero que dessa vez o povo brasileiro tenha aprendido a votar para as próximas eleições com tantos Ditadores assumindo Estados e Municípios.

    Resposta
  • Arthur Magalhães

    Fico aqui pensando como Alguém consegue dar crédito a um “doidinho” como esse . Coitado , estudou onde esse rapaz pra vir com essas pirotecnia.
    Homi , vá estudar !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *