29 de março de 2024
Opinião

O RN precisa de um Comando Único da Saúde Já

O Governo Fátima Bezerra  vem fazendo seu dever de casa, a administração da Prefeitura de Natal também. Municípios, idem. Cada um dentro do seu quadrado, lidando com dificuldades e habilidades. Apagando incêndios com a água que possui.

Falando e ecoando como podem.

Mas será que uma voz única, cantando o mesmo tom, informando a realidade do dia e as necessidades reais,  não seria mais forte e eficaz?

Isso porque estamos no começo da crise anunciada, que pelo que dizem os especialistas, promete se multiplicar em progressão geométrica.

Isso porque também se eu, Laurita, quiser reunir um grupo de mães ou de estudantes de filosofia ou ainda de jornalistas formados em 98, precisamos saber a quem devemos nos dirigir? A quem devemos procurar? Como devermos proceder? 

Sim, estamos em casa, fazendo nossa parte, com comunicação apenas via FaceTime com os queridos parentes. Mas achamos que podemos mais? Ajudar mais? Amenizar as dores dos nosso conterrâneos.

A quem devemos nos dirigir? 

Um exemplo claro é a iniciativa do Sinduscon, liderado pelo presidente Silvio Bezerra, que usou suas redes sociais para unir iniciativas e atitudes concretas de quem quer doar recursos para amenizar as deficiências de nosso Rio Grande do Norte.

A princípio, seria uma ação exclusiva para compra de respiradores mecânicos.

Uma ideia a partir da disponibilidade dos tais equipamentos, que poderão virar artigo raro nos próximos dias.

O apelo deu mais do que certo!

Em pouco mais de 3 dias no ar, a conta já soma mais de um milhão e trezentos mil reais.

Recursos que vão satisfazer o objetivo inicial para compra de respiradores, mas que ainda vai gerar um saldo que poderá ser destinado a aquisição de máscaras, álcool, soro, medicamentos, cestas básicas.

O que for de mais urgente e necessário.

Mas está faltando um comando ÚNICO para eleger tais prioridades.

Seriam pessoas do Governo, Prefeitura, órgãos de saúde que unifiquem e personalize essas informações num único lugar, com um endereço – virtual ou não – mas que isso represente o REAL interesse da necessidade do Rio Grande do Norte.

São interesses apolíticos, apartidários, sem crença, sem torcida de futebol. É um interesse ligado pelo sentimento de querer ajudar a terra natal, o Rio Grande do Norte.

Porque criar esse Comando Único agora vai economizar tempo e vidas amanhã.

Esse Comando Único pode impedir críticas e intervenções dos Ministérios Públicos de amanhã ou de ontem.

Esse Comando único vai diminuir a chance de se praticar injustiça, privilegiando quem deverá receber os respiradores ou os insumos de amanhã.

A iniciativa de unir os pequenos, os bem intencionados individuais, empresários ou não, já mostrou que está latente no ser humano potiguar. Ela existe e está pronta a comparecer.

O mais belo sentimento de solidariedade e empatia já floresceu.

As flores estão plantadas nessas primavera antecipada –  e forçada .

Agora, só precisamos de  um jardineiro fiel para fechar e entregar os buquês.

Todos de acordo?

Agora, só falta saber onde entregar esse pedido de Comando Único pela Saúde do RN…

One thought on “O RN precisa de um Comando Único da Saúde Já

  • Célia Santos

    Talvez se esse Comando fosse entregue para esses empresários ‘escolherem de forma totalmente apolítica’ e gerenciado por uma equipe que esteja realmente apta tipo(área de saúde, recursos humanos e assistência social), com certeza teríamos eficácia na solução da pandemia instalada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *