19 de abril de 2024
Comunicação

O Twitter pode ficar mais conservador. E liberal

Enquanto Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados, força urgência na tramitação da lei que regulamenta as mídias sociais, sob o argumento de combate às fakenews, o homem mais rico do mundo quer investir 41 bilhões de dólares com um único propósito: ampliar a liberdade de expressão em todo o mundo.

A depender do STF, esta liberação, se ocorrer, só chegará às postagens tupinambás, depois que a eleição passar.

A aquisição de Musk no Twitter pode levar a Big Tech a censurar menos, esperam os conservadores

Fonte: Nihal Krishan, Repórter de Tecnologia,  para o Washington Examiner,  em 15 de abril de 2022


A tentativa do bilionário Elon Musk de tornar o Twitter privado e torná-lo mais orientado para a liberdade de expressão, pode levar outros gigantes da mídia social a censurar menos conteúdo para permanecerem relevantes, argumentam estudiosos conservadores de tecnologia.

A notícia da oferta de Musk de comprar o Twitter por US$ 41 bilhões na quinta-feira levantou a perspectiva de que, se ele conseguir tornar a plataforma mais popular e inclinada à liberdade de expressão, gigantes da tecnologia como Facebook e Google poderão ser pressionados a mudar suas políticas e algoritmos de moderação de conteúdo.  também.

Musk vinculou expressamente sua compra inicial de 9,2% do Twitter no início deste mês à sua ambição de tornar a plataforma mais orientada para a liberdade de expressão, o que ele disse ser um imperativo social para uma democracia em funcionamento.

Não está claro se Musk realmente terá sucesso em comprar o Twitter, mas as previsões iniciais dos estudiosos de tecnologia conservadores são otimistas sobre sua capacidade de tentar mudar o cenário online.

“Facebook, Google e outros terão que reavaliar se suas atuais políticas de censura continuarão”, disse Mike Davis, presidente do Internet Accountability Project, um grupo conservador de defesa.

“Haverá pressão para mudar suas políticas de moderação de conteúdo que censuram conservadores e outros com os quais discordam”, acrescentou.

“Se Musk for bem-sucedido e implementar um padrão da Primeira Emenda, isso terá um efeito a jusante sobre como o Facebook ou o YouTube falam da polícia”, disse Jon Schweppe, diretor de política e assuntos governamentais do American Principles Project, outro grupo conservador de defesa.

Schweppe disse estar empolgado com a tentativa de Musk de assumir o Twitter porque os conservadores nunca tiveram uma briga bilionária por suas ideias e valores como os liberais.

“Facebook, Google e outras plataformas terão que encontrar maneiras de permanecer relevantes e reexaminar seus padrões de moderação de conteúdo se Musk for bem-sucedido no Twitter”, disse Shane Tews, um membro sênior que se concentra em questões de tecnologia no American Enterprise Institute, centro de reflexão.

“Sempre que sua base de usuários se acostuma e gosta de novos recursos, você precisa competir e encontrar uma maneira de atender a essa necessidade”, disse ela, “que é o que as grandes plataformas terão que fazer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *