18 de abril de 2024
Coronavírus

Ômicron menos sério, mais abrangente

C1F82FD8-F1C8-4BA1-AA9C-777DF6AF3650

Fonte: Andrew Jacobs e Isabella Grullón, para o The New York Times em 27 de dezembro de 2021

Dr. Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, disse que um crescente corpo de evidências sugere que a variante Ômicron do coronavírus está causando doenças menos graves do que seus predecessores, mas ele alertou contra a complacência, dizendo que a velocidade da variante se espalhou, e provavelmente levará a um aumento perigoso nas hospitalizações entre os não vacinados, podendo sobrecarregar os sistemas de saúde do país.

Falando no programa “This Week” da ABC neste domingo, Fauci disse que dados recentes da Escócia, Inglaterra e África do Sul têm preenchido o retrato fragmentário do Ômicron, que se espalhou por grande parte do mundo e ultrapassou a variante Delta nos Estados Unidos em um mês, desde que foi identificado pela primeira vez por cientistas na África do Sul.

“Mesmo que estejamos satisfeitos com as evidências de vários países – parece que há um grau menor de gravidade – temos que ter cuidado para não ficarmos complacentes com isso”, disse Fauci, observando que há  ainda dezenas de milhões de americanos não vacinados.  “Esses são os mais vulneráveis quando você tem um vírus que é extraordinariamente eficaz para chegar às pessoas e infectá-las da mesma forma que o Ômicron.”

Na semana passada, cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, relataram que as pessoas infectadas com Ômicron tinham quase 60% menos probabilidade de serem hospitalizadas do que as infectadas com Delta.  Outro estudo do Imperial College London descobriu que indivíduos infectados por Ômicron tinham 15 a 20% menos probabilidade de ir a um pronto-socorro com sintomas graves e 40% menos probabilidade de serem hospitalizados.

Apesar de tais dados encorajadores, Fauci disse que a baixa taxa de vacinação do país – apenas 62% dos americanos estão totalmente vacinados – provavelmente diluiria os benefícios da virulência reduzida do Ômicron.

“Quando você tem um volume tão alto de novas infecções, isso pode anular uma diminuição real da gravidade”, disse ele.

TL Comenta:

Com percentual de completamente vacinados semelhante, 67%, não está havendo a mesma preocupação dos brasileiros com a Ômicron.

Neste fim-de-semana, pelo menos um pronto-socorro de Natal teve de fechar as portas por ter excedido a capacidade de atendimento.

Na quase totalidade, os atendidos receberam o diagnóstico de “estado gripal” provocado por surto de influenza.

Será apenas, outra “gripezinha”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *