28 de março de 2024
Coronavírus

Pacientes pós-covid enfrentam novos problemas

2BA16CF5-EAA6-47D4-AE5B-B46D7511E30F

Pam Belluck para o The New York Times, 15/06/2021

Uma análise dos registros de seguro saúde de quase dois milhões de pacientes com coronavírus encontrou novos problemas em quase um quarto – incluindo aqueles cuja infecção por Covid era leve ou assintomática.

Centenas de milhares de americanos procuraram atendimento médico para problemas de saúde pós-Covid que não tinham sido diagnosticados antes de serem infectados com o coronavírus, de acordo com o maior estudo até agora sobre sintomas de longo prazo em pacientes com Covid-19.

O estudo, rastreando os registros de seguro saúde de quase dois milhões de pessoas nos Estados Unidos que contraíram o coronavírus no ano passado, descobriu que um mês ou mais após a infecção, quase um quarto – 23 por cento – delas procuraram tratamento médico para novas condições  .

Os afetados eram de todas as idades, incluindo crianças.  Seus novos problemas de saúde mais comuns eram dores, inclusive nos nervos e músculos;  dificuldades respiratórias;  colesterol alto;  mal-estar e fadiga;  e hipertensão.  Outros problemas incluíram sintomas intestinais;  enxaquecas;  problemas de pele;  anormalidades cardíacas;  distúrbios do sono;  e condições de saúde mental como ansiedade e depressão.

Problemas de saúde pós-Covid foram comuns mesmo entre as pessoas que não adoeceram com o vírus, concluiu o estudo.

Enquanto quase metade dos pacientes hospitalizados por Covid-19 tiveram problemas médicos subsequentes, o mesmo ocorreu com 27% das pessoas que apresentaram sintomas leves ou moderados e 19% das pessoas que disseram ser assintomáticas.

TL Comenta:

Com os pacientes recuperados da Covid  demandando outros cuidados, nos países que já avançaram na vacinação, a preocupação é com a sobrecarga sobre serviços regulares de saúde e a necessidade de atendimento multidisciplinar na reabilitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *