25 de abril de 2024
CPIDireto de Brasília

Para Dra Luana Araújo “autonomia médica não é licença para experimentação”

A médica Luana Araújo, que chegou a ser indicada para a Secretaria Extraordinária de enfrentamento à pandemia, disse há pouco na CPI da Covid que “autonomia médica não é licença para experimentação”.

“Quando a gente tem uma decisão pessoal, é uma coisa. Quando se transforma em política pública, é outra. Autonomia médica faz parte da nossa prática. Mas não é licença para experimentação. Ela precisa ser feita com base em alguns pilares: volume de conhecimento científico, pilar da ética e pilar da responsabilização”. 
Algumas frases que já marcaram a participação da infectologista na CPI da Covid: NÚMERO DE MORTES NO BRASIL 
Só de ontem para hoje é como se 12 aviões comerciais grandes tivessem caído no nosso território [devido às mortes por covid-19 no Brasil]. Essa é a razão pela qual eu estou aqui hoje. Para mim isso é intolerável e toda a pessoa deve fazer o que estiver ao seu alcance para impedir essa hecatombe”
COMO SE DEU O CONVITE DO MINISTRO QUEIROGA 
A sua apresentação foi consonante aos meus valores que claramente explicitei a ele [Marcelo Queiroga, ministro da Saúde]. Aceitaria o convite para essa posição se me fosse garantidas a autonomia necessária e sempre, sempre fossem respeitadas a cientificidade e tecnicidade. Pleiteei autonomia, não insubordinação e anarquia.” Eu abri mão de muitas coisas pela chance de ajudar o meu país. Os senhores acham que as pessoas que têm competência para ajudar o país se sentem compelidas a ajudar o país nesse momento? Não se sentem, então nós estamos perdendo”
CRÍTICA À POLARIZAÇÃO POLÍTICA 
Infelizmente, por tudo o que vem acontecendo, essa polarização esdrúxula, essa politização incabível, as melhores cabeças que temos nessas áreas não estavam à disposição para trabalhar nessa secretaria”

4 thoughts on “Para Dra Luana Araújo “autonomia médica não é licença para experimentação”

  • PedroArtur

    Eita MULHER de FE , poucas no Brasil tem esse carater , parabens DOUTORA.

    Resposta
  • observanatal

    Essa Luana saiu, educadamente, distribuindo bom senso e semancol no plenário.

    Ontem, com Nise Yamaguchi, me veio a lembrança do Josef Mengele, o “Anjo da Morte” durante o nazismo na Alemanha.

    Resposta
    • Ela saiu educadamente porque foi dispista falar toda a verdade que existe em cima da causa. Quando se é verdadeira, coerente, comprometida, competente, responsável, enfim uma pessoa que engloba todas as qualidades dignas não sem tem como não se chegar a outro se não for esse impecável depoimento que foi o da Doutora. Parabéns, Dr.(a) Luana. Isso sim é ser patriota. Foi lá e defendeu seu povo. Fez sua parte. “… Essa é a razão pela qual eu estou aqui hoje. Para mim isso é intolerável e toda a pessoa deve fazer o que estiver ao seu alcance para impedir essa hecatombe”.
      Dr.(a) Luana

      Resposta
  • Ary Maia

    Deu um show na CPI! Profissional competente, responsável e séria! Por isso que Bolsonaro não aceitou em sua equipe! Mas,ela não perdeu nada, ao contrário, foi poupada de desgaste e motivo de piada! Parabéns a Dra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *