18 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Para Miriam Leitão, Fábio Faria fez “transposição de bioma”

mapa-floresta-amazonica

Por Miriam Leitão no Globo 

É preciso muito esforço para confundir o bioma da região amazônica, porque o nome ajuda.

Mas o ministro Fábio Faria, das Comunicações, conseguiu. Ele disse nesta sexta-feira que na Amazônia “nós temos 87% de mata atlântica”. Ele reclamava do pouco conhecimento internacional sobre a área preservada na região. Pois é.

— Se você chegar em Manaus e pousar, ou se quiser pedir um avião para ver mata atlântica, (você) fica três horas sem parar vendo mata atlântica atrás de mata atlântica. Mas se quiser fazer o que muitos jornalistas do exterior e artistas fazem, (dizer) ‘quero ver queimadas’, também tem regiões que mostram (o fogo). Temos 87% de mata atlântica e 13% de queimadas — disse o ministro das Comunicações. 

A fala revela as aulas perdidas no Ensino Fundamental e o pouco interesse de Faria sobre o tema no decorrer da vida. Como se aprende na escola, em idade bem tenra: a mata atlântica fica ao longo do litoral do Brasil e faz referência ao oceano Atlântico.

E na Amazônia fica, por óbvio, a floresta amazônica.

Todo mundo pode cometer um lapso, mas no caso ele repetiu cinco vezes.

É reincidente nessa tentativa de transposição de bioma. Ou seja, está convencido que na floresta amazônica se encontra a mata atlântica. O ministro não ajuda a melhorar a imagem deste governo no exterior na questão ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *