19 de abril de 2024
HistóriaMemória

PARA NÃO ESQUECER OS SAPATOS

47F84605-1290-4440-A6A6-74056BA74D33
Helga Hošková-Weissová,

­

Mineiro de Belo Horizonte, Fernando Sabino também foi um inconfidente, como seus revolucionários conterrâneos de Mariana e Sabará.

Se não fossem as confissões do jornalista, contista e romancista, as manhas de escritores famosos nunca chegariam ao conhecimento de aprendizes e cronistas menores.

Requentar um texto já meio esquecido do público leitor e republicá-lo como inédito, quem nunca fez?

É de bom alvitre, uma remoçada no escrito, com a  inserção de algum fato de ocorrência recente.

Entre amigos dedicados ao mesmo mister de escrever por encomenda e com deadlines a obedecer, uma pequena ajuda mútua é, às vezes, necessária.

Contou o autor da polêmica biografia de Zélia Cardoso de Melo, que um dia teve a surpresa de ouvir  do maior de todos os cronistas, Rubem Braga, uma inocente e inesperada pergunta:

Será que você teria aí, uma crônica pequenininha para me emprestar?

A peça refugada, ainda  inconclusa, contando a estória de um menino que pediu um dinheiro para comprar comida, do título original, O preço da Sopa, virou somente A sopa.

A obrigação contratual com o jornal cumprida,  a devolução do favor, aconteceu anos depois, nas mesmas condições, em dia de pouca inspiração.

A crônica emprestada voltou e depois de algumas modificações,  foi rebatizada e publicada novamente pelo autor original. Virou ameaça: Esta Sopa Vai Acabar.

O Estranho Ofício de Escrever, o título da crônica indiscreta, ainda faz outra revelação.

Do colega Carlos Castelo Branco, colunista político, recebeu a sugestão de parar um pouco:

Esta sua última crônica estava de amargar.

A crítica rendeu dois anos sabáticos.

No retorno, o mesmo texto repaginado recebeu do mesmo crítico, efusivos elogios, como das “melhores coisas que você já escreveu.”

Quando foi revelado o auto-plágio, o amigo sincero não se abalou:

Agora achei boa. Ou a crônica melhorou, ou é eu que piorei.

À procura de assunto de interesse, um gancho sempre pode ser encontrado para servir de armador da rede que balança as ideias, no embalo das lembranças.

A foto do armário de calçados das vítimas da pandemia, publicada na primeira página da Folha de São Paulo e que rendeu lancinante crônica de Vicente Serejo, trouxe à memória,  outros sapatos abandonados em distante tragédia.

O viajante madrugador tem o hábito de percorrer as cidades antes que os outros turistas, e seus guias,  acordem e superlotem as ruas.

Em Budapeste, quase tropeçou em sapatos de ferro fundido, fincados na calçada, à beira do Danúbio e a poucos passos do majestoso edifício do parlamento húngaro.

A instalação que virou atração turística, datada de 2005, é obra do escultor Gyula Pauer.

Está ali para relembrar as atrocidades do Holocausto praticadas, na segunda grande guerra, pelos milicianos do Partido da Cruz Flechada, de caráter fascista, antissemita.

A amarga lembrança dos que eram fuzilados e depois, jogados ao rio, deixando para trás o que tinham de mais valor, é agora escultura reproduzida em todo lugar.

Os Sapatos de Budapeste são os mesmos Sapatos da Pandemia.


***

(A versão original deste autoplágio foi  publicada em 14/01/2021 com o título, Os Sapatos da Pandemia)

9BA3022A-8951-4DD3-BFB7-DC79B9E2307C
AAA2DBC5-1169-4757-A6DE-B22768CE9737C2087DB8-C038-4EB8-AA8E-A5E4241972336DAA6BC4-726C-4905-B41E-2BF392564C5C9B80EE16-8AFC-4BAF-A187-F55EFB3AB658

Helga Hošková-Weissová, a menina tcheca que pintou o Holocausto, tem 92 anos de idade

***

BBDCCA6E-5132-4F7D-9EB6-E1F9DBEEAECC
Os sapatos de Budapeste  e os tênis do autor do texto,  que hoje é dedicado a uma  fiel, querida e muito especial leitora

One thought on “PARA NÃO ESQUECER OS SAPATOS

  • Gostei da crônica “Para não esquecer os sapatos”. Esperamos que os culpados apareçam quando ameaçam a saúde e fazem todos nós vivermos tempos de terror. Gosto de vacinas, de ciência, de ninguém furando a fila etc. Enfrentei mais de uma vez situações de falta de saúde. Hoje um dia muito especial. Meu pai se vivo fosse faria 106 anos. Com muita dificuldade formou-se em medicina. Mas, dos 3 filhos acho que sou a única que não presto homenagem a nenhum político de plantão. Foi muito difícil para mim enfrentar situações constrangedoras em geral criadas pelos outros.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *