23 de abril de 2024
Eleições

Para presidente do Ibope, apelo da “nova política” perde força nessa eleição

Ontem o jornal Valor fez uma live imperdível para quem gosta de política e acompanha as eleições municipais Brasil afora. Qual sentimento dessa eleição? Todas eles têm e são vaticinadas em comportamentos nas primeiras pesquisas  qualitativas e quantitativas também.

A onda Lulopetista em 2014, a lavajatista em  2018 e agora a busca por segurança, por não trocar o time que tem correspondido com o arroz e feijão, pelo menos.

Segundo a presidente do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, isso se reflete,  na tendência de reeleição de prefeitos na maioria das grandes cidades.

Os prefeitos bem avaliados estão muito bem posicionados nas pesquisas, ou em primeiro lugar ou disputando um segundo turno”, afirmou a presidente do Ibope.
“A eleição é de continuidade do que está bom, na visão do eleitor. Ele prefere manter a arriscar. O eleitor vive uma insegurança em vários aspectos neste ano. Por isso, ele busca, ao votar, algo mais seguro, em que corra menos riscos.”

Em decorrência desse efeito, a pesquisadora afirma que o apelo do “novo” na política perdeu a força nestas eleições.

Márcia citou uma pergunta feita pelo instituto nas pesquisas eleitorais, se os entrevistados desejam ou não mudança na gestão municipal. “Em poucas cidades, as pessoas falam que querem mudar tudo”.

DO TL

O sentimento retratado pela especialista é visto nos três principais colégios eleitorais do Rio Grande do Norte. natal, Mossoró e Parnamirim devem reconduzir seus prefeitos.

A curva só deverá ser quebrada onde a desaprovação do administrador é muito significativa. Aí qualquer mudança é bem-vinda.

One thought on “Para presidente do Ibope, apelo da “nova política” perde força nessa eleição

  • Antonio

    Nosso Prefeito Álvaro Dias, já provou que é competente e corajoso e a turma do “ciumeira” deveria ter compromisso com todos nós natalenses

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *