25 de abril de 2024
Bom Saber

Pesquisadores do RN desenvolvem “válvula” para reduzir mortes vítimas de acidentes automobilísticos

Uma nova tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Norte promete reduzir mortes em acidentes automobilísticos.

O “instrumento de drenagem torácica com válvula”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP), agiliza o tratamento do quadro de pneumotórax hipertensivo, que costuma levar ao óbito vítimas de acidentes automobilísticos.

O pneumotórax hipertensivo é um acúmulo de ar que comprime os pulmões, causando insuficiência respiratória e, muitas vezes, óbito.

A principal vantagem da inovação é a praticidade do tratamento,  vez que, por meio de sinal sonoro, o grau de resolução do quadro é indicado ao médico socorrista.

Estudo desenvolvido pelo cirurgião torácico e doutorando do PPGB – UnP, Hylas Ferreira, e pelos professores Irami Araújo Filho e Francisco Irochima.

“Foi desenvolvido um produto minimamente viável para a validação do conceito, utilizando processos sofisticados de impressão 3D associados a outros métodos inovadores.

Assim, chegamos a uma solução prática que conta com um sinal sonoro que indica ao médico socorrista o grau de resolução do pneumotórax. É um procedimento que pode ser feito ainda no ambiente pré-hospitalar”, explica Hylas.

A próxima etapa do projeto será a busca por parceiros para melhorias industriais e comercialização, oferecendo ao mercado um dispositivo capaz de salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *