29 de março de 2024
Eleições

Polarização Bolsonaro X PT não tem vez na 1ª rodada do Ibope das capitais

Do Globo

Os resultados das pesquisas Ibope para 11 capitais indicam o desafio do PT e dos bolsonaristas do PSL, PRTB e Patriota em viabilizar uma campanha rumo ao segundo turno. Em parte das capitais, como São Paulo, sequer há polarização entre esquerda e direita.

E, em alguns casos, políticos de outros partidos progressistas largaram melhor que os petistas no início da corrida, enquanto conservadores que colaram a candidatura à imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começam na frente dos “novos”.

Os números mostram que os partidos do Centrão se saem melhor na primeira rodada de intenção de voto, principalmente por serem aqueles que contam com um efeito recall.

Em alguns casos, são mais conhecidos por serem os que buscam a reeleição ou por já terem assumido algum cargo público de relevância anteriormente.

Em compensação, candidatos que conseguiram certa unidade no campo da esquerda têm melhor desempenho, como Edmilson Rodrigues (PSOL), que lidera com 39% em Belém (PA), e Manoela D’Ávila (PCdoB), com 24% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada ontem. DO TL Natal ainda não tem resultado do IBOPE.

Os número são esperados ainda esta semana e a tendência de outros institutos é repetir a análise de outras capitais; nenhuma polarização relevante dos favoritos entre PT e Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *