23 de abril de 2024
Eleições

Presidente do Ibope pediu desculpas por erro em pesquisa de Porto Alegre

marcia

Da Folha de São Paulo

A presidente do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, desculpou-se nessa 2ª feira  por imprecisões nas pesquisas eleitorais feitas em Porto Alegre. Levantamentos dos 1º e 2º turnos mostraram resultados discrepantes com os verificados nas urnas.

Segundo ela, é preciso estudar com profundidade a informação recolhida nas pesquisas.

“Será que precisamos entender melhor os perfis dos eleitores que se abstiveram? Será que a nossa amostragem foi pequena para representar a cidade como um todo?”. 

A última pesquisa Ibope antes do 1º turno mostrava Manuela D’Avila (PC do B) com 40% dos votos válidos, contra 25% de Sebastião Melo (MDB). Nas urnas, Melo teve 31% dos votos. Manuela, 29%.

Levantamento do Ibope divulgado em 28 de novembro, véspera do 2º turno, indicava empate dentro da margem de erro entre Manuela (51%) e Melo (49%). Melo venceu com 55% dos votos válidos.

De acordo com a presidente do Ibope, os institutos de pesquisa enfrentaram “3 pontos críticos” nessas eleições. O 1º, a alta taxa de abstenção. Em Porto Alegre, 32,76% dos eleitores não votaram.

O 2º ponto é a pandemia. Márcia disse que alguns eleitores se recusaram a falar com a equipe do Ibope por medo de contaminação. Ela ressaltou que todos os pesquisadores seguiram protocolos de prevenção à doença.

O 3º e último tópico é a defasagem da malha censitária. Ou seja, a composição dos setores com base nos resultados do Censo. A informação do Censo é usada pelo Ibope para definir a amostragem de entrevistados. O problema é que os dados não são atualizados desde 2010.

2 thoughts on “Presidente do Ibope pediu desculpas por erro em pesquisa de Porto Alegre

  • Costa

    O IBOPE, não dá mais ibope!!! Três pontos críticos: Confiança, Credibilidade, Fadiga Material.

    Resposta
  • Arinaldo Maia

    A legislação eleitoral tem que ficar atenta e vigilante a essas pesquisas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *