25 de abril de 2024
ComportamentoESPORTEOpinião

Pressão psicológica-e-mental vira tema emergente nas Olimpíadas de Tóquio

Os atletas de alta performance, como é o caso dos que estão nas Olimpíadas, precisam de concentração, foco, preparação física e, especialmente, mental.

Sem esse equilíbrio psicológico fica ainda mais difícil lidar com a pressão da competição vinda dos adversários, patrocinadores, torcida, e principalmente do peso de representar o país.

Perder significa perder status de atleta top, perder posição em rankings, perder dinheiro de patrocinadores, perder seguidores, e perder a torcida que tanto eleva e embala o ego.

Isso, pra muitos atletas, é tudo na vida…

A desistência da estrela da ginástica olímpica americana Simone Biles, sem tentar, com medo de errar, e sem persistir e fazer valer o espírito olímpico (sem críticas, apenas constatação), mostrou o lado muito humano de uma atleta de alta performance, que teve a autenticidade de assumir o que sente.

Um tema que virou evidência, que existe nesse mundo competitivo e que merece ser tratado fora dos bastidores. Assim, pode ajudar milhares de outros atletas e de pessoas normais que também sofrem algum tipo de pressão psicológica.

Perder faz parte da vida… disso já sabia, e estou aprendendo na pele. E, pelo que já percebi, acontece com todos, todo mundo está nesse jogo da vida.

download

aa7fd288-68f9-401f-bde7-954e5836d8c1

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *