29 de março de 2024
Livro

Primeira biografia brasileira do aviador Jean Mermoz será lançada em Natal

n36K0oDx0grxMjIT5d4bQ3Jf2GoJebCkRkoZ3doO

Por Cintia Lopes Cardoso no Típico Kocal 

As primeiras aventuras pelo ar passaram por Natal  e pouca gente se dá conta dessa importância  na história da aviação comercial.

Tudo começou quando um destemido piloto do início do século XX, o francês Jean Mermoz (1901-1936),  descia com seu hidroavião sobre o estuário do rio Potengi ao amanhecer de 13 maio de 1930.

O jovem piloto, considerado o “espírito” da Compagnie Générale Aéropostale, completava aqui a primeira travessia aérea comercial para a América do Sul.

Esse vôo de São Luís do Senegal para Natal é tido como o marco na história da aviação civil mundial, inserindo Natal como porto seguro para os pilotos das companhias de aviação postal.

Uma intensa vida no ar e em terra, de tenente da força aérea da França a piloto de empresa aeropostal, até o epílogo em 7 de dezembro de 1936, quando fazia um vôo para Natal e seu avião desapareceu no Oceano Atlântico.

Feitos que fizeram dele um dos heróis mais queridos da aviação francesa e sua trajetória está registrada em diversas biografias, mas todas, ou as mais importantes, foram escritas por autores franceses.

BIOGRAFIA 

Da pequena cidade que visitou tantas vezes, pouco se registrou até agora. Mas de acordo com uma biografia inédita, escrita pelo potiguar Roberto da Silva, aqui em Natal Jean Mermoz escreveu seu testamento aos 29 anos, tirou licença para dirigir um automóvel, tomou agradáveis banhos de mar, escreveu cartas, reclamou do hotel sujo e miserável e até chegou a ser homenageado por autoridades.

Com 688 páginas, já está sendo considerada a maior e a primeira escrita em português. O prefácio é de autoria do jornalista Vicente Serejo. Livro que contou com o apoio da Embaixada Francesa em Natal.

LANÇAMENTO 

O lançamento acontece com a presença do autor no próximo sábado, 16, no Sebo Vermelho das 8h às 12 h.

 

One thought on “Primeira biografia brasileira do aviador Jean Mermoz será lançada em Natal

  • observanatal

    Claramente um livro que vale a pena. Deveria ser recomendado, ou destrinchado, para esta geração e as próximas gerações. Somos um Estado sem noção do que fomos, também por isso não sabemos o que somos e nem como podemos ser no futuro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *