24 de abril de 2024
Bom Saber

Promoção real: Pesquisa diz que “Black fraude” só atingirá 13% dos produtos

 

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Sabe aquela tática de aumentar o valor dos produtos antes da grande promoção e depois deixá-las nos preços normais?

Este ano está sendo monitorada pelo instituto Datafolha. Apesar de ser em São Paulo, as lojas sob lupa são de grandes redes nacionais.

A boa notícia é que diminuiu e muito a tentativa de enganação ao consumidor.

Numa amostra de 10.735 produtos monitorados pela Folha nos últimos 15 dias, apenas 13% tiveram aumento no período.

Em anos anteriores, órgãos de proteção ao consumidor verificaram que lojas elevaram os preços antes da data e voltaram para números próximos ao valor original durante o período de promoção, simulando um desconto —estratégia que ficou conhecida como “tudo pela metade do dobro”.

Quase 70% dos produtos não tiveram alteração no valor cobrado. Pouco menos de 20% registraram redução do preço, indicativo das promoções que as lojas fazem Black Friday.

Entre os 13% de produtos que variaram para cima, a maior parte é de itens de baixo valor (até R$ 300).
Em termos absolutos, são 1.300 itens que ficaram mais caros nestes últimos 15 dias. O aumento médio foi de 16,2%.

Não há grande diferença na presença desses produtos mais caros entre as empresas.

Foram monitoradas Amazon, Americanas, Casas Bahia, Extra, Kabum, Magazine Luiza, Marabraz, Netshoes, Pernambucanas, Pontofrio, Renner, Saraiva, Submarino e TokStok

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