24 de abril de 2024
Política

PT faz 41 anos

1A4BCDCF-B893-43F5-9F02-D1DBE3ECE247_pt1

Fundado em 1980,  o PT  nasceu pela vontade de militantes de oposição à Ditadura Militar. De sindicalistas do ABC Paulista, intelectuais, artistas a católicos ligados à Teologia da Libertação.

Nascia ali, no Colégio Sion, em São Paulo, o partido que em defesa do socialismo e democracia só chegaria ao poder em 2003, com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Fez Dilma Rousseff  a primeira mulher presidente do país e a primeira também a ser afastada por Impeachment. Atravessou sua maior crise depois de ter suas principais lideranças presas pela Operação Lava-jato.

Em janeiro de 2021 contava com 1.544.322 filiados,  sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do MDB.

Na legislatura atual (2019-2022), o PT tem a maior bancada na Câmara dos Deputados  e a quinta maior do Senado Federal e  foi o único partido que elegeu uma governadora em 2018, a paraibana  Fátima Bezerra do Rio Grand do Norte.

 

5 thoughts on “PT faz 41 anos

  • Júnior Augusto

    Uma vergonha fazer referência a aniversário desse que é o partido mais corrupto do planeta, não passa de um ajuntamento de bandidos que usam os devios morais como instituição de governo para promover a corrupção.

    Resposta
  • César

    Mineiro é cara mais parecida com o que o PT representa, a obra que ele deixou na mesa do Reitor da UFRN é um legado eterno, dele e do partido.

    Resposta
  • Bernardo

    .. A obra dele era pra ter sido feita na boca de vocês, imbecis… o mito todo dia manda vocês comerem obra… e vcs adoram…..

    Resposta
  • observanatal

    São 41 anos, chegando ao poder máximo, dando exemplo que falar uma coisa e fazer outra acaba uma nação, e um partido. Além disso, nos últimos anos não aprendeu NADA sobre ter HUMILDADE, olhar para a sociedade e mudar para melhor, ainda que seja ator coadjuvante da história.
    O PT sempre terá o estigma da corrupção.

    Resposta
  • Junior

    Presente de aniversário: foi cancedida liminar em favor de Kerinho e Beto Rosado. Mineiro continuará em Natal fazendo obras de arte nas mesas da UFRN. Nada mais justo, o TRE passou de todos os limites interpretativos para beneficiar o obreiro das Minas Gerais, o TSE começou a colocar a Justiça em seu devido lugar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *