19 de abril de 2024
Polícia

Quando o alvo do golpe do celular é … você !

Todos os dias lemos e noticiamos aqui pessoas públicas que tiveram seus celulares “clonados” para golpes com pedido de empréstimo, depósito em conta e/ou pedido de dinheiro.

Os golpes continuam …  o que muda é o formato. Não se trata de clonagem, é bem mais simples do que isso.

Hoje posso falar um pouco mais com conhecimento de causa porque o alvo fui eu.

E não adianta achar que ninguém cai mais, por se tratar de golpe antigo  porque a narrativa é convincente até para os mais experientes interlocutores.

No caso, meu pai, Cassiano Arruda,76,  a quem foi pedido o valor de R$ 7.600.

Para tanto,  o bandido informa que está usando um número novo – com a mesma foto do perfil oficial – nome, CPF e conta corrente no Banco Panamericano.

Outras pessoas também foram abordadas com o agravante de não fazerem parte de minha lista de contato.

Uma delas, por coincidência, amiga de uma prima que reconheceu minha fotografia. Outra, cunhada da mãe de um amigo de meu filho, que também não integrava minha lista de contatos.

Difícil saber como chegaram a essas pessoas e fizeram o link comigo a ponto de pedir dinheiro emprestado.

Como tudo isso é possível diante de tanta burocracia que vivemos para abrir conta, ter CPF “limpo” e nome igualmente ilibado  sempre sujeito a todo e qualquer tipo de averiguação,  é que é difícil de entender.

Eis a experiência. Nem traumática, nem desejável. Apenas importante de compartilhar para evitar que outros caiam no conto do vigário dos anos 2020.

Segue abaixo algumas das mensagens trocadas entre o bandido sem rosto e sem nome com a vítima da vez, que ainda bem,  não teve consequências, nem prejuízos maiores.

img_4326.jpg   img_4327.jpg   img_4328.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *