20 de abril de 2024
CPI

Questão de lado: CPI da Covid revela respiradores ideológicos

esquerda-e-direita-na-politica-og

A Operação Rebotalho deflagrada ontem para apurar compra de respiradores pela Prefeitura de Natal  trouxe uma prova e tanto sobre a (IN)coerência de parlamentares do Rio Grande do Norte.

Na mesma hora, a bancada da situação liderada pelo deputado Francisco do PT conseguia adiar a CPI da Covid na Assembleia legislativa do RN.

Desde o início, eles defendem que não há o que investigar. Mesmo admitindo compra equivocada do Governo do RN com pagamento antecipado de R$ 5 milhões para respiradores que nunca chegaram. Negociação feita pelo Consórcio Nordeste.

Horas depois, a (reduzida) bancada de oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) propõe uma CEI – Comissão especial de Investigação – para investigar a compra de respiradores pela Secretaria Municipal de Saúde.

A diferença é que a declaração não deve render muito além de saliva.

São apenas cinco vereadores, quando a necessidade para implantação é o dobro; dez assinaturas.

Os vereadores Robério Paulino (PSOL), Ana Paula (PL), Brisa Brachi (PT), Divandeide Basílio (PT) e Júlia Arruda (PC do B) defendem a CEI na Câmara e criticam, em tese, a CPI da Assembleia. Por quê? Respiradores político ideológicos, temos.

Investiga no Senado, investiga na Assembleia e quer investigar na Câmara.

O ponto de convergência é o  alinhamento político com a administração a ser alvo. E de divergência, o oposto.

Porque nunca foi uma questão de descobrir a verdade, mal feito ou negociações necessárias.

O objetivo que une é desgastar o adversário. Se tiver número, consegue. Do contrário, não sai do papel.

One thought on “Questão de lado: CPI da Covid revela respiradores ideológicos

  • observanatal

    Análise muito bem feita, muito bem observada.

    No caso do Governo do Estado, se a motivação for só respiradores, é CPI morta. Se tiverem mais alguma coisa, tem que investigar.

    No caso da Prefeitura, a PF chegou, não creio que precise de uma CPI, a não ser que envolva outras coisas, inclusive rasgar a imagem sobre muitos vereadores da bancada governista. Então, não sai do canto.

    Uma pergunta: os comuns, que cobram os respiradores do Governo do Estado, são os mesmos que não cobram da prefeitura? E vice-versa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *