23 de abril de 2024
CoronavírusOpinião

RAZÃO & ÓDIO

 

FD2820AE-2D8A-4F51-8849-618935EF48AA
Lição de Anatomia do Dr. Nicolas Tulp (1632) – Rembrandt – Museu Mauritshuis, Haia.

Um ano e meio depois do desembarque, o inimigo ocupa todos os espaços e estudos, mas ainda é desconhecido.

Ninguém, incluídos academia e organismos multinacionais, tem respostas precisas para as perguntas que carrega, envoltas em mistérios e medo.

Faltam moderação e humildade para lidar com a tragédia sanitária que desnudou a precária capacidade de reação do mundo civilizado.

Sobram desencontros, retórica e polêmica.

As possíveis soluções, a partir do emprego de recursos materiais ilimitados, mostram-se insuficientes.

A falta de uma liderança global, afasta mais ainda o utópico entendimento e aumenta  a distância entre ricos e pobres.

O extremismo das ideologias políticas, embota o pensamento sereno e inibe quem pode oferecer ideias razoáveis, menos traumáticas.

Os mesmos que se arvoram guardiões das verdades absolutas, não conseguem acionar a lanterna onisciente quando penetram no ambiente escuro das novas apresentações do vírus.

A variante delta, apenas uma entre muitas possíveis,  transportou os sábios do Olimpo, do platô que pensavam ocupar, no ápice do cabedal dos conhecimentos científicos, para a planície da ignorância rasteira.

Mutações rápidas parem cepas batizadas em outras letras gregas, surpreendem e põem sob suspeita, a confiança na imunização, como destino final da jornada de sofrimento.

A superproteção almejada não é garantida, quando se percebe obsoleto, tudo que se sabe antes de detectada cada nova mudança.

Houvesse mais empatia para se lidar com a situação, ainda muito longe de controlada, seria mais razoável a aceitação de posicionamentos céticos.

Não seriam julgados pelos tribunais da inquisição midiática, aqueles que lembram que o pico e recorde de contaminação, na primeira onda, antes do vacinado inicial, também caíram para os mesmos índices observados agora, às vésperas das terceiras doses.

Poderia ser aberta uma discussão honesta sobre a imunidade naturalmente adquirida, prazos de validade e limitações dos imunizantes experimentais.

Seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde, o limite da idade mínima para vacinação esperaria conclusões sobre suspeitos prejuízos à fertilidade das crianças e adolescentes.

A moderação substituiria o extremismo na flexibilização das medidas restritivas.

Ninguém seria acusado de ameaça terrorista, nem de vigilante fascista, por conta do uso de máscaras em ambientes abertos.

A mesma sociedade que abomina preconceitos e clama igualdades, defende com todos os rigores da sanha punitiva, os passaportes vacinais, apartheid tão cruel quanto o que segregava pela cor da pele.

Se as vacinas que antes anunciavam, completamente eficazes quando atingissem 60% da população, não forem capazes de permitir o convívio com a minoria dos que não a aceitam por razões pessoais, é de se temer o risco da volta dos campos de concentração e das câmaras de gás, para os refratários, obscurantistas não vacinados.

Enquanto o tempo não concluir sua aula magistral, só nos resta afastar a misologia, este ódio instado contra o raciocínio lógico, e seguir os conselhos do bom senso:

Proteja-se, vacine-se;  mas se adoecer, cuide-se enquanto é tempo.

D1FFFADC-6000-47B4-9DAC-AB699DCA9891

A morte de Sócrates (1787) – Jacques-Louis David –Metropolitan Museum of Art, New York

3 thoughts on “RAZÃO & ÓDIO

  • Lúcia de Fátima M da Cunha

    Parabéns Domicio !
    Excelente texto.

    Resposta
  • Geraldo Batista de Araújo

    Assuntos sérios como este devem ser veiculados na Internet e as as asneiras e não as asneiras sobe o pobre futebol brasileiro do momento.

    Resposta
  • SILVERIO SOARES DE SOUZA MONTE

    Expressa também o meu pensamento neste iluminado texto, com clareza adverte a falta de bom senso e respeito aos contraditórios.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *