24 de abril de 2024
CPIDireto de Brasília

Reta final da CPI do Senado confirma desgate de Bolsonaro

unnamed

Do Estadão 

Apesar de até agora não ter apresentado novidade capaz de fazer crepitar o País, a CPI da Covid chega ao desfecho em consonância com o papel assumido no início dos trabalhos: carimbar Jair Bolsonaro como um gestor, cruel, ineficaz e omisso, o que dificulta ainda mais a situação eleitoral dele.

Faltando um ano para a eleição e com base nos dados disponíveis, Bolsonaro terminará de atravessar o calvário imposto pela CPI sob dúvidas jamais imaginadas em abril, quando os trabalhos da comissão tiveram início:

a) ele disputará a eleição?; b) se disputar, estará no segundo turno?

Em 13 de abril último, quando foi criada a CPI, Jair Bolsonaro era mal avaliado por uma fatia dos brasileiros em torno de 40%. Agora, seis meses depois, mais da metade dos entrevistados considera ruim ou péssima a gestão do presidente.

 1) a avaliação do governo e similares está abaixo dos índices que dão alguma chance a ele; 2) a inflação e o desemprego fomentam o “bad feeling factor”; 3) o desempenho do presidente na crise aguda e recente (no caso, a pandemia) foi pífio.

A literatura da política e do marketing eleitoral ainda não conhecem um presidente que tenha sido reeleito com essa conjunção de fatores.

DO TL 

Fazendo uma comparação com a CPI da Assembleia Legislativa do RN, único estado que aprovou tal iniciativa, ainda não se encontra viés semelhante.

Pelo contrário.

Nas últimas pesquisas de opinião divulgadas, a Governadora Fátima Bezerra vem apresentando viés de alta em sua aprovação e preferência do eleitorado, confirmando chances reais de sua reeleição em 2022.

Por aqui, são dois meses de CPI e poucos momentos mereceram atenção e repercussão política das sessões de depoimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *