29 de março de 2024
Coronavírus

Revendo Conceitos na Pandemia (II)

3AD2494E-03B8-4A79-8DEB-DC3D44ED942F­

Por Laetitia Lienhard para o jornal francês Le Figaro em 22/01/2022

OMS recomenda suspender proibições de viagem e cartão de vacinação para entrar nos países

A OMS acredita que a implementação de proibições gerais de viagens, como a vacinação obrigatória nas fronteiras, “não é eficaz para suprimir a disseminação internacional”.

Enquanto a nova onda pandêmica de Covid-19 causada pela variante Ômicron leva a restrições sem precedentes na Europa, inclusive para vacinados, na Itália ou na Áustria, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS emitiu algumas recomendações, especialmente em viagens internacionais.  Estabelecidos em 13 de janeiro, eles foram lançados na quarta-feira, 19.

Em particular, recomenda-se “suspender ou flexibilizar as proibições de viagens internacionais, pois não agregam valor e continuam a contribuir para o estresse econômico e social dos Estados Partes”, explica o Comitê.  De fato, a OMS acredita que a implementação de proibições gerais de viagens “não é eficaz para suprimir a disseminação internacional” e “pode desencorajar relatórios transparentes e oportunos de variantes emergentes”.

A Organização Mundial da Saúde lembra ainda que “medidas de viagem como mascaramento, testagem, isolamento/quarentena e vacinação devem ser baseadas em avaliações de risco e evitar sobrecarregar os viajantes internacionais, de acordo com o artigo 40 do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) ”.

Por exemplo, países como Austrália ou Nova Zelândia agora estão fechados para turistas.  Os Estados Unidos e a Finlândia são inacessíveis a turistas não vacinados. 

A este respeito, a OMS considerou, pela segunda vez, que a obrigação de apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para viagens internacionais era excessiva. 

O Comitê recomenda “não exigir prova de vacinação contra Covid-19 para viagens internacionais como a única via ou condição para viagens internacionais, dado o acesso global limitado e distribuição desigual de vacinas Covid-19” e convida os Estados a considerar “uma abordagem baseada em risco para facilitar as viagens internacionais suspendendo ou modificando medidas, como testes e/ou requisitos de quarentena, conforme apropriado, de acordo com as orientações da OMS”.


TL Comenta:

Espera-se que a OMS também opine sobre a eficácia de passaportes vacinais para acesso a shopping centers.

One thought on “Revendo Conceitos na Pandemia (II)

  • Luiz Costa

    Aqui no RN a OMS vai ter que pedir licença ao “Comitê Científico” para opinar contra a tal medida de “barrar pessoas de entrar em shoppings e Restaurantes” e assim viveremos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *