24 de abril de 2024
Cultura

RN perde seu único imortal, morreu Murilo Melo Filho

th

O jornalista Murilo Melo Filho, único norte-rio-grandense dos quadros da Academia Brasileira de Letras, morreu na manhã de hoje, no Rio de Janeiro, onde residia, aos 92 anos de idade.

Murilo estava doente há cerca de quatro anos, quando sobreviveu a um AVC. Advogado, joranlista e escritor, Murilo foi diretor da revista Manchete, ocupando um posto que lhe deu uma posição privilegiada na construção de Brasília e ao presidente Juscelino Kubistchek. Começou a carreira jornalística ainda criança, com doze anos, no Diário de Natal, escrevendo comentários esportivos.

Depois foi para A Ordem, A República e Rádio Educadora de Natal . Aos dezoito anos foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Correio da Noite. Em seguida, passou por Tribuna da Imprensa, Jornal do Commercio, O Estado de S. Paulo, revista Manchete e TV Rio.

REPÓRTER DO MUNDO

Em missões jornalísticas acompanhou os presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney, à viagens ao exterior. Cobriu a Guerra do Vietnã e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja.

Foi eleito para membro titular da Academia Norte-Riograndense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 19, na sucessão do Acadêmico Nilo Pereira; do PEN Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Letras; e da Academia Carioca de Letras, na Cadeira nº 8, em substituição a Paschoal Villaboim Filho.

One thought on “RN perde seu único imortal, morreu Murilo Melo Filho

  • observanatal

    Muito pouco reconhecido aqui nos últimos tempos, em que arremedos de jornalista, chantagistas de redes sociais, ocupam espaços.
    Descanse em paz grande.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *