19 de abril de 2024
Seca

RN sem recursos do Governo Federal para Transposição do São Francisco

Vista geral do canal de transposição do Açude Castanhão, no Ceará.
Vista geral do canal de transposição do Açude Castanhão, no Ceará.

Informações da Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que o Governo Federal está destinando R$ 144 milhões para assegurar a execução de serviços do Projeto de Integração do Rio São Francisco e outras obras que garantirão o abastecimento da população nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e de Alagoas.

Com esses recursos, os investimentos em projetos para reforçar o abastecimento de água no Nordeste somam R$ 1,4 bilhão em 2019.

O montante contabiliza investimentos para operação e manutenção da transposição do Rio São Francisco nos dois eixos do projeto (Norte e Leste), a recuperação de reservatórios considerados estratégicos e outras obras para ampliar a oferta de água na região. As primeiras obras da transposição foram iniciadas em 2007 pelo Exército.

O Eixo Norte é um canal de 400 quilômetros que faz a captação de águas próximo à cidade de Cabrobó (oeste de Pernambuco) para alimentação dos rios Salgado e Jaguaribe, com a finalidade de levar água a reservatórios no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No Eixo Leste, o canal, que tem mais de 200 quilômetros, leva água ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.

DO TL: O Rio Grande do Norte ficou fora porque não fez seu dever de casa. E não é de hoje. É que as obras dos canais para ter acesso às aguas da Transposição é obrigação/dever dos Governos estaduais. Por aqui, nenhum concluído…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *