20 de abril de 2024
Recorte de Jornal

Rogério Marinho é o “articulador informal” da crise com carta branca do Planalto

Discreto nas declarações em que chumbo trocado tem sido a prática nos últimos dias no entorno do Presidente Bolsonaro, o Ministro Rogério Marinho (PSDB vai escapando. E escapando bemmmmmmm pela lupa do Palácio do Planalto.

Segundo a editoria de política do Valor Econômico, Marinho tem auxiliado em votações de interesse do Executivo, como a proposta de emenda à Constituição do Orçamento de guerra, que permite ao governo gastar fora das amarras fiscais em tempos de calamidade pública e dá ao Banco Central poderes de comprar títulos e carteiras de crédito.

“Marinho é polivalente e já se mostra, dentro do governo, como peça política que pode ser usada em qualquer posição, com grande capacidade de concretizar e construir consenso. Basta ver as reformas que ele ajudou a aprovar”, diz o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), líder da bancada ruralista.

Nas últimas semanas, Marinho tem sido frequentador assíduo do Planalto, sendo convocado para diversas agendas somente com Bolsonaro, ou com seus ministros mais próximos, quando avançaram os casos de covid-19 no Brasil, revela um interlocutor. Integrante do gabinete de crise do governo que elabora medidas contra o coronavírus, ele tem se mostrado preocupado com a gravidade da crise, em contraste com o chefe do Poder Executivo, e oferecido ajudas que nem sempre dependem do seu ministério.

DO TL

Ao contrário das outras articulações – Reformas Trabalhistas e da Previdência – quando estava no front e sob holofotes, a missão atual de Marinho tem sido tão discreta que quase passa despercebida nas páginas locais e nacionais.

Há quem veja no modo “invisível” acionado a cautela necessária para não se indispor com o seu PSDB, do Governador Dória – o antagonista mais forte e mais contundente que o Presidente Bolsonaro enfrenta fora do Governo.

4 thoughts on “Rogério Marinho é o “articulador informal” da crise com carta branca do Planalto

  • João Cabral Sobrinho

    Mandetta deveria levar um sonora o P na B…

    Resposta
  • Naldinho

    Agora lascou de vez. O governo tá mais perdido do que cego em tiroteio.

    Resposta
  • Francisco L Santos

    O problema é que o tenente corona não tem coragem.

    Resposta
  • observanatal

    Se Mandetta tem que levar um pé, imagina um presidente da república delinquente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *