28 de março de 2024
OpiniãoPolítica

Rogério que preferia Carlos, que preferia Rogério, mas que podem ter Rafael …como adversário

A lição é do saudoso Tancredo Neves:

Escolher o adversário, às vezes,  é muito mais importante do que escolher o aliado”

E foi vitoriosa na aliança entre a MDB e governistas convertidos à oposição, confirmando a luta pelas eleições Diretas em 1984 e elegendo Paulo Maluf como a face do inimigo. Mario Andreazza o adversário preterido. 

 Não há como perder do Paulo Maluf. É o adversário que eu queria. Escolher o adversário às vezes é muito mais importante que escolher o aliado.

Atualizando para 2022, a máxima parecia perfeita para os dois pré-candidatos ao Senado no Rio Grande do Norte.

De um lado,  o Bolsonarista Rogério Marinho (PL) e do outro, o Carlos Eduardo (PDT), bolsonarista arrependido no ninho petista.  

Para Marinho,  o ideal porque alguém sem penetração entre prefeitos e bases do interior do RN, neutralizado pela força do prefeito  Álvaro Dias na capital,  carisma comparável com o dele e um desgaste natural com o eleitorado de 2018, quando disputou o Governo como a figura do anti-PT. Agora, é o “nem-nem”. Nem Lula nem Bolsonaro. 

Para Carlos Eduardo, também o preferencial porque Rogério tem um teto sabido do anti-Bolsonarismo – maioria no Estado – carisma comparável como o dele, o recall negativo das Reformas Trabalhistas, além da  falta de um candidato forte ao Governo do Estado. 

Eis que surge um terceiro elemento com fôlego, leveza, carisma,  surpreendendo nas últimas pesquisas como a novidade em números crescentes..

Rafael Motta (PSB) atinge os dois dígitos, tem empate técnico com as candidaturas preferenciais sem os desgastes conhecidos lado a lado.

Ao contrário dos adversários, é o único candidato do ex-presidente Lula porque o vice Geraldo Alckimin é do seu PSB, conta com a simpatia natural dos colegas vermelhos, tem discurso contra a Reforma Trabalhista porque votou … contra. 

Motta teve a ousadia não vista entre os colegas herdeiros da política tradicional potiguar. Trocou o tapetão pelas bases, correndo por fora , pensando em ir mais longe.

Ou não. 

Fato é que, por enquanto, consegue ser unanimidade entre seus adversários.

Isto é, tudo que Rogério Marinho (PSDB) e Carlos Eduardo (PDT) não queriam. 

Tancredo vive! Escolham os adversários enquanto é tempo… 

2 thoughts on “Rogério que preferia Carlos, que preferia Rogério, mas que podem ter Rafael …como adversário

  • João Cabral

    Rafael Motta com a sua ambição vai terminar sem mandato. Quem viver verá. ???

    Resposta
  • Pedro Artur

    Vai ser eleito sim , o POVO do RN tem que mostrar com a força do seu voto quem manda no RN , espero que o POVO, assim como eu diga sim a Rafael Motta, e nao a Lula, bolsonaro e Fatima.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *