28 de março de 2024
Religião

SALVE! A RAINHA VOLTOU

0AA8B147-8324-4E43-AC14-4F525F306277O que parecia ser um longo exílio revelou-se rápidas férias. E só pelo período concessivo que qualquer trabalhador assalariado tem direito.

Depois de ter sido recolhida, há pouco mais de um mês, a um depósito da prefeitura, ameaçada de aposentadoria por invalidez,  já está de volta, à mesma praia onde sempre reinou, nos protege e guarda.

Os degredados filhos de Eva, pessimistas, já contavam com a ação deletéria da burocracia oficial, de conhecida ineficiência, para  justificar a previsível demora na recuperação das chagas causadas pelas  intempéries que o salitre não deixava cicatrizar e das mutilações provocadas pela sanha dos vândalos.

Branca e radiante,  esculpida em pedra calcária, inoxidável, a nova estátua é uma oferta de grupos religiosos umbandistas que contaram com quase nenhum apoio governamental.

Oficialmente cedida, de papel passado, de volta  ao poder terreno, espera-se que tenha garantida a integridade física,  quem, da outra dimensão, nos livra dos perigos do mar, dos malfeitores da terra e alivia nossas dores de amor.

Dia 2 de fevereiro vai ter festa no mar e na Praia do Meio. Dia de presentear e de mandar bilhetes para a sereia e rainha.

A1C0FF32-42E0-4D1D-956E-0FD67D8029CCQuem tiver a sorte de Caymmi recebe como resposta, o conselho para ter paciência e esperar.

Como fez a própria homenageada que por longos trinta anos aguardou que alguém ouvisse o pedido de ajuda na intercessão do seu devoto, o antropólogo Darcy Ribeiro, que em visita ao seu pedestal, suplicou para que a santa do povão, fosse mais bem cuidada.

A nós volveis e depois deste desterro, suplicamos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre.

Que revigorada, continue a derramar sobre a cidade aos seus pés, suas graças e bondades.

Que o seu perdão seja concedido a quem crê no arrependimento e nos seus poderes.

Que a paz trazida nos movimento rítmicos das ondas do mar, alcance todos os lares da cidade-presépio.

Que os desesperados tenham seus corações apascentados

Que os enfermos encontrem cura. Ou avença.

E que todos nós, agasalhados sob seu manto,  possamos ser purificados nas águas salgadas do mar e do Rio Potengi.

Vida, doçura, esperança nossa, Sereia das Ondas, Rainha, Janaína, Senhora, Mãe, Iemanjá.

Seja muito bem-vinda.

Dorival Caymmi – DOIS DE FEVEREIRO – Dia de Iemanjá – Dorival Caymmi – Gravação de 01.12.1957

One thought on “SALVE! A RAINHA VOLTOU

  • observanatal

    Iemanjá renovada, com esperança de ser menos feia do que os modelos anteriores, e pronta para devolver as oferendas enviadas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *