24 de abril de 2024
EducaçãoMemória

SALVE O 11 DE SETEMBRO

E2FB27C2-6A44-4C02-A71E-DEF806304980
Norman Rockwell (1894-1978)


Save the date.

O convite insistente parecia irresistível. Repetido há meses,  tinha tudo para ser atendido, não fossem tempos de pandemia.

A fatídica data, coincidente com o vigésimo aniversário da tragédia que marcou a nação que já viveu tantas outras.

                                                                         Ei pessoal!                                                Tire a poeira da sua bola de beisebol e coloque a luva para um piquenique no sábado, no Ramsey Park e vamos jogar enquanto as garotas põem as conversas em dia.
Podem trazer seus tacos.                                   Veremos quem ainda os tem!

Reuniões de antigos colegas de escola mostram que o tempo passa rápido e como tratou cada um dos jovens, de maneira tão desigual.

A turma de seniores da Redwood Falls High School está reunida hoje para marcar os cinquenta anos da formatura.

O prédio da velha escola na cidadezinha de Minnesota, de mesmos 5 mil habitantes, ainda resiste. Transformado em lar para idosos, acompanha os últimos passos de quem deu ali, os primeiros. E lembra onde aprendeu para as atribulações da vida que agora, pede repouso.

A moderníssima estrutura que acolhe os jovens das vilas ainda menores, deverá ser visitada e comparada com outras, espalhadas em outros estados, ensinando aos netos dos setentões rejuvenescidos nas memórias ainda não esquecidas.

O sentimento de renovação se faz presente na entrega das  doações de contribuições arrecadas para a fundação que oferece bolsas de estudos e ajuda com equipamentos adicionais,  alunos carentes.

Uma forma de não deixar invisíveis, os muitos que não apareciam, pouco  participavam e nunca  eram vistos

Transparentes como eram os colegas do século passado, de tez morena,  que ficavam juntos e quietos nos cantos das salas de aulas, isolados do convívio com os descendentes de escandinavos e alemães.

Os mesmos Siouxs que passaram a dominar  a economia local depois do majestoso hotel-resort-cassino que se ufana de maior de todos, entre Las Vegas e Atlantic City, na reserva indígena que vende, aos montes, bebidas, cigarros e combustíveis sem os impostos que atormentam a vida dos cara-pálidas.

Ao encontro na Alma Mater,  não compareceu o bolsista estrangeiro por não poder repetir a aventura na  comemoração pelos 30 anos,  quando, na volta  das festividades, embarcou em Nova Iorque, dez dias antes dos ataques às  torres gêmeas.

Vinte anos depois, o passaporte não visado com o carimbo de uma vacina aceita na entrada e a exigência de uma quarentena mexicana, fez a viagem quase impossível, por demais dispendiosa.

Na resposta à lista da chamada, a presença na projeção das reminiscências, no grisalho das fotografias enviadas, com prestação de contas dos sonhos realizados e a certeza que filhos e netos apresentados de tão longe, viverão as mesmas emoções nos próprios reencontros futuros.

Go Cardinals Go!

BAC60041-C04B-44B0-AEB5-045BE1F38062
6FCB8E6C-D29B-4FFA-9DB2-4D589C1857E9

One thought on “SALVE O 11 DE SETEMBRO

  • Maria das Graças Venâncio

    Vou lembrar sempre de 11 de setembro. Minha filha estudava no colégio CAP que acabou tinha uma unidade na Av Prudente de Morais e era muito bom mesmo. Conheci Nova York depois. Subi no Empire States. Já não haviam as torres gêmeas. Ficou o vazio e muito claramente o que o terrorismo internacional é capaz de fazer. Tenho assistido muitos filmes alemães e turcos, ficando muito evidente do que a falta de cultura política tem feito no mundo e no Brasil em particular. As últimas semanas foram tristes, Desrespeitam as nossas gerações. Como se fossemos idiotas. A Pandemia expôs as entranhas do mundo. É feio o desrespeito aos nordestinos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *