23 de abril de 2024
Imprensa Nacional

“Se CPMF fosse bom, seria adotada pela França, e não pelo Paquistão” diz Amoedo

15587451465ce8903a8fd99_1558745146_3x2_lg

Da Folha

À medida que as conversas sobre a recriação da CPMF avançam no governo, João Amoêdo, fundador do Partido Novo, se posiciona como um dos grandes nomes contrários ao tributo.

Além de considerar a CPMF um imposto cumulativo, que incide mesmo que o contribuinte não tenha realizado resultado, Amoêdo avalia que a argumentação de quem a defende está errada na origem.

“O principal argumento que a gente ouve é que esse é um imposto fácil de ser cobrado. Mas na área pública, a principal preocupação deveria ser se o dinheiro está sendo bem aplicado”, afirma.

A simplificação dos tributos também contribuiria para a desoneração, ele afirma.

“O Brasil fica lá atrás nos rankings de produtividade porque a gente tem uma carga tributária que gasta quase 2.000 horas por ano para calcular os impostos pagos. Tudo isso tira produtividade, que se reflete no custo, nos preços. Com mais produtividade, é possível ter mais consumo e impostos mais baratos. Mesmo com alíquotas menores é possível arrecadar mais”, diz.

 Amoêdo prefere a PEC 45, do economista Bernard Appy, que tramita na Câmara.

“Se CPMF fosse um imposto tão bom, seria adotado pela França, e não pelo Paquistão. Temos de olhar no mundo as melhores práticas. Esse é ruim para a economia como um todo, ele desarranja as atividades produtivas pela natureza como é cobrado, sem uma lógica ligada ao resultado, à eficiência. Tem uma lógica muito do ponto de vista de facilitar arrecadação”, diz ele.

One thought on ““Se CPMF fosse bom, seria adotada pela França, e não pelo Paquistão” diz Amoedo

  • observanatal

    O Brasil é uma bolha, as melhores coisas do acontecem aqui, por isso somos uma grande liderança mundial.
    Em nome de empregos e renda vão garfando impostos de quem já paga esses impostos com sacrifício, deixando de fora as grandes fortunas.
    Os grandes imbecis acham que taxar grandes fortunas é matar a galinha dos ovos de ouro. Ora, esses imbecis confundem receber 50 mil por mês com quem já tem patrimônio de milhões ou BIlhões.
    Colocar freios em taxas de bancos e financeiras ninguém quer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *