28 de março de 2024
Política

SEM FALTA DE AVISO PRÉVIO

E375DE19-C6A4-4603-AD08-755F39312396
A Extração da Pedra da Loucura (1516) – Hyeronimus Bosch


O fim do primeiro ano do
curso intensivo de imersão em pandemia  estava se aproximando, e começava o planejamento das  matérias que viriam pela frente.

A doença misteriosa continuava  sendo  estudada,  como nenhuma outra.

Ênfase para a epidemiologia, nas origens do hábito de consumo de animais silvestres, trazido para as periferias dos grandes centos, por camponeses em buscas das sobras  do milagre econômico da industrialização chinesa.

O pangolim entrou na cadeia alimentar.

E Wuhan, nos mapas.

Teorias conspiratórias lançadas e investigações acerca da origem intencional ou acidental, da Ciência  em laboratórios, persistem.

A inevitável procura por tratamentos foi motivo de guerra, ainda sendo travada, que como todas as outras, com  sofrimento, traz progressos à Medicina  e alento para a sobrevivência de muitos no futuro.

Protocolos e drogas reposicionadas afastaram as equipes médicas do medo, da indecisão e da impotência.

Vencida a primeira fase,  os cuidados preventivos para evitar a disseminação, mantiveram acessas as chamas da esperança na sôfrega espera do coroamento do conhecimento, com a promessa da chegada das vacinas.

As bases teóricas, mecanismos de ação, condições de armazenamento.

Tudo na ponta da língua. Em cada jornal, em todo site, um farmacêutico.

A euforia do marketing político-administrativo foi seguida pelos aproveitadores das ondas midiáticas que surfaram a CPI, igual a todas que vieram antes, e que também morreu na praia. Sem conquistas, resultados nem glórias.

A desacreditada logística conduziu por trilhas inesperadas, a primeira e angustiante parte da longa jornada, que continua  levando as doses protetoras aos braços de todas as idades.

Perdida, foi a oportunidade de aproveitar o tema da redação do ENEM – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – para marcar o  ponto de partida de um grande debate nas academias, parlamentos, bancadas de especialistas de TV, redes sociais e praças públicas.

Como teria sido diferente, se a discussão pública e popular tivesse alcançado os Transtornos de Personalidade Antissocial, Como Pré-requisito Para as Psicopatias, e identificados os inaptos para  liderar na maior de todas as crises.

Pessoas impulsivas  que não planejaram com antecedência, e não consideram as consequências dos seus atos,  para a segurança deles mesmos e dos outros.

Quem mostrava-se facilmente irritado. Física e verbalmente,  agressivo.

Não se  observou de perto os que sempre emitem opiniões elevadas de si mesmos, e teimosos, autoconfiantes e arrogantes, mantêm admiradores com esse charme tosco.

Continuam no comando, aprofundaram a crise sanitária, fazendo brilhar, somente,  lustres superficiais.

Nem ao menos,  foi despertado interesse pela fascinante análise  do caso de  Abdalá Jaime Bucaram Ortiz, o ex-prefeito e ex-presidente do Barcelona de Guayaquil, eleito na terceira tentativa, Presidente do Equador, em 1996.

Ele tantas fez, em seis meses de mandato que, ouvida uma junta de psiquiatras, foi afastado pelo congresso por incapacidade mental.

Aqui, o  ilustre professor Miguel Reale Junior emitiu parecer.

Do ponto de vista jurídico, era possível.

Ninguém patrocinou a causa.

A estratégia dos opositores é deixar sangrar os índices de aprovação, para quando chegar o tempo certo, exangue, o desafiado não tenha mais forças nem para ficar de pé, na arena dos horrores de uma campanha eleitoral.

0C9D4E05-1FE6-4A66-BCEF-515DE6660D73
Paraíso e Inferno (1510)

0E1EE6FA-A5BF-4844-9CB3-D01CD0C41DBCO Jardim das Delícias Terrenas (1501)

***
As três obras reproduzidas de
Hyeronimus Bosch, estão expostas no Museo Nacional del Prado, Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *