24 de abril de 2024
CoronavírusGoverno

SEM MITIGAÇÃO, ESSA É A HISTÓRIA

 

Horas de angústia (1904) – Julio Romero de Torres – Museu Julio Romero de Torres, Córdoba, Espanha


As palavras até podem cair no esquecimento, 
por desuso ou obsolescência, mas um dia, acordam  para  lembrar, como fantasmas, que estão vivas.

A pandemia  tem mostrado a  vida útil de termos técnicos, empregados à exaustão, para  logo serem transferidos ao arquivo morto da prosódia.

No início do enfrentamento, na curta intervenção do Imperial College de Londres na administração estadual, os cientistas que abundaram os noticiários das TVs, especialistas em previsões catastróficas, além de  números terríveis, plantaram palavras de vida midiática efêmera.

Sem ter passado de constante ameaça, a  amarga pílula do lockdown será sempre rejeitada,  nos agravos de  doenças vindouras, por carência de comprovação científica.

As doses de solidão preconizadas, variáveis  a cada onda de contaminação, jamais serão prescritas novamente.

Uma trindade epidemiológica que foi apresentada em cenários e planos sem largos  horizontes, não resistiu ao tempo passado, e já pede, novamente, explicações em notas de rodapé, nos livros grossos da Ciência.

Diante do monstro que havia chegado, entre correr e o bicho pegar, nas opções apresentadas, nomes reposicionados no vernáculo, como drogas para utilização off label.

Poucos haverão de lembrar os conceitos que dominaram as discussões, e sozinhos, resolveriam todos os problemas:

Inação, Mitigação, Supressão.

As medidas restritivas, hoje vistas pela câmera de ré, são risíveis, não tivessem sido tão cruéis e trágicas.

Com os batalhões de propagação da doença concentrados nos transportes coletivos de frota reduzida, não se pode  estimar os prejuízos pelo fechamento de escolas e negócios.

Alunos, empresários e trabalhadores, que perderam oportunidades, patrimônio e empregos, fazem as contas que jamais serão fechadas.

Na proustiana busca do tempo perdido, a revelação que o projeto passou longe da linha de montagem, o senhor da razão constatou, que nada aconteceu como previsto.

Nem o desastre, menor que o desenhado, mas terrivelmente devastador.

Sem alternativas eficazes, vacinar todos em 8 meses,  era delírio de malucos que os sábios da academia não ousavam sonhar.

Em meio ao caos, não tardou a volta de outros palavrões encontrados nos  escaninhos dos parlamentos, e a sempre recorridos, quando se deseja  chafurdar malfeitos, procurar culpados, bodes malcheirosos, holofotes  e votos nas eleições futuras.

Comissão Parlamentar de Inquérito.

No aniversário de um ano de sua instalação, o que deixou a senatorial madame, além de lições de hipocrisia e arrogância, lembranças de cenas de terror e, tempo e recursos perdidos?

No futuro, a crítica mais benevolente haverá de reconhecê-la, sofrível substituta do Big Brother Brasil, naqueles dias de confinamento nacional.

Mira, que bonita era (1895) – Júlio Romero de Torres – Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *