28 de março de 2024
Direto de Brasília

Senador do RN lamenta decisão do Supremo em liberar venda de Refinarias

Por 6 votos a 4, o Supremo liberou a venda de refinarias pela Petrobras sem necessidade de autorização prévia do Congresso.

A estatal planeja vender 8 de suas 13 refinarias até 2024, o que representa metade de sua capacidade de refino de petróleo.

A operação pode gerar um reforço de caixa de até US$ 30 bilhões. O objetivo é reduzir o endividamento para reforçar investimentos no pré-sal.

Em agosto, o Congresso questionou no STF a forma da venda. Argumentou que a Petrobras se desfaz dos ativos com a transformação das refinarias em subsidiárias, de modo que a venda não precise passar pelo aval dos parlamentares, como ocorre com estatais.

O Senador Jean Paul Prates (PT) lamentou em nota a decisão:

Lamentamos que o Supremo não tenha reconhecido a urgência e o risco que representa a decisão do governo de alienar patrimônio público sem autorização legislativa. Trata-se, porém, apenas de uma decisão liminar, a ser confirmada ou revisada no mérito. Vamos seguir debatendo esse tema, para que as pessoas entendam o que está em jogo, não só para o futuro da Petrobrás, como para a autonomia energética do país.

6 thoughts on “Senador do RN lamenta decisão do Supremo em liberar venda de Refinarias

  • Paulo

    O Sr senador lamenta por perder a boquinha , perder as indicações políticas, perder a chance de desviar dim dim das compras e etc

    Resposta
    • Edelson luso

      Sugiro que estude geopolítica do petróleo.A guerra no oriente médio foi por petróleo.O interesse na Venezuela é petróleo.O interesse no Timor leste era por causa do petróleo.A defesa das ilhas Falkland foi por petróleo.A qui não interessa boquinha,interessa soberania.

      Resposta
      • Rafael

        Em todos esses exemplos existia a possibilidade de outra nação se apossar do petróleo. A Petrobrás vai ficar em prospecção que sempre foi o seu carro chefe.
        Até parece que quem comprar as refinarias vai botar nas costas e levar para outro lugar.
        Em caso de guerra a lei prevê pegar a refinaria para defender o país.
        O problema no Brasil é a perda da boquinha que vai fazer muita falta.

        Resposta
  • PedroArtur

    Será que o Senador lamenta a perda de 48 milhões de Reais, sendo Cinco Milhões do Estado do RN, desviados via Consórcio do Nordeste?

    Resposta
  • Solange Pereira da Silva

    Vamos pra frente… e veremos o que vai acontecer. No entanto digo uma coisa, depois não chore pelo leite derramado

    Resposta
  • Edelson luso

    O presidente Bolsonaro lamentou que o candidato Biden falou e alertou que precisamos reforçar as forças armadas.Que adianta reforçar o exército se entregarmos nosso petróleo para estrangeiros? Os idiotas falam em boquinha? O interesse dos EUA na Venezuela é somente em petróleo.Estao se lixando prós venezuelanos.Assim como inventaram armas químicas no Iraque para tomarem o petróleo.Ou esqueceram petróleo pela guerra?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *