20 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Senador Jean Paul costura aliança para adiar votação da MP da Eletrobras

eletrobras

Deu no Valor 

Há uma aliança em curso para derrubar ou, no mínimo, adiar a votação da MP da Eletrobras prevista para a tarde de hoje.

O movimento foi favorecido pela pressão do setor produtivo contra o aumento de tarifas por vir, a insegurança decorrente da nova ordem no setor elétrico às vésperas de um racionamento de energia e o azedume do Senado com as declarações do relator da medida na Câmara, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), de que restituiria todos os “jabutis” que os senadores viessem a suprimir.

A reação é articulada por uma aliança improvável de senadores de esquerda e independentes, capitaneada pelos líderes da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), e da bancada feminina, Simone Tebet (MDB-MS), com a adesão de senadores liberais do Podemos como Oriovisto Guimarães (PR) e Jorge Kajuru (GO) , além de emedebistas como o senador Veneziano Rego (PB) ou senadores da base do governo, como Carlos Portinho (PL-RJ).

“O texto passou na Câmara porque a opinião pública e o setor produtivo estavam desatentos.

Agora a reação cresceu e o Senado tem a oportunidade de mostrar que não vai mais pactuar com os lobbies de interesses privados”, diz Prates.

“Derrotar esta MP no voto pode ser o começo do fim do governo”, acrescenta Simone.

A articulação começou pela redação de um substitutivo, que seria apresentado em plenário para tomar o lugar da MP na expectativa de convencer o governo de que o texto em tramitação não guarda nenhuma relação com seus propósitos originais.

A MP foi apresentada quando o presidente Jair Bolsonaro fez a intervenção na Petrobras colocando o general Joaquim Luna e Silva no lugar de Roberto Castello Branco.

“Foi uma maneira de Bolsonaro mostrar ao mercado que mantinha alguma aderência com a pauta liberal, mas a proposta foi tão desvirtuada que prejudica produtores e consumidores e só atende a um punhado de interesses paroquiais”, diz Prates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *