29 de março de 2024
Direto de Brasília

Senador Jean Paul quer convocar Paulo Guedes e Campos Neto para explicar offshore

  senador-jean-paul-prates-foto-beto-barata-agencia-senado-720x405

Para o senador Jean Paul Prates (PT) as notícias do último domingo sobre investimentos do Ministro Paulo Guedes e presidente do Banco Central, Campos Neto em offshore mostra a existência clara de conflito de interesses para os cargos que ocupam.

Prates quer convocar as autoridades para irem ao Senado explicar possíveis lucros gerados por informações privilegiadas.

Segue as declarações do senador :

O fato de Guedes e Campos Neto operarem offshores é um conflito de interesses em essência. Eles vêm do mercado financeiro para ganhar salários muito menores do que obtinham antes. Mas podem acabar se beneficiando de outras maneiras. 

Guedes e Campos Neto têm em mãos artifícios legais que interferem no preço do dólar e, consequentemente, em seus lucros.

E, com offshores, livram-se de impostos e se protegem da catástrofe que eles mesmos arquitetam para a população e o setor produtivo, que recolhem tributos. 

A lei prevê que autoridade pública, com acesso a informações privilegiadas, não pode ter investimentos cujo valor ou cotação possa ser afetado por decisão ou política governamental.

O Senado deve investigar o que aconteceu e convocar as duas autoridades para se explicarem. 

Temos que evoluir nos controles legais sobre quem se beneficia da “porta giratória” que separa o governo e o mercado. A frouxidão legal permite que dirigentes do mercado se revezem em cargos públicos para gerir e advogar em causa própria em detrimento dos interesses do país.

One thought on “Senador Jean Paul quer convocar Paulo Guedes e Campos Neto para explicar offshore

  • observanatal

    Besteira. Dá em nada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *