28 de março de 2024
CinemaOpinião

Sétima Arte: opinião do filme francês “O Destino de Haffmann”

Na noite da última sexta fui estrear no Festival Varilux de Cinema Francês 2022, no Cinépolis do Natal Shopping.

De cias, Claudinha Rocha, Lalinha e Thaiza Barros.

Fomos assistir “O Destino de Haffmann”. Que filme!! Um dos melhores que assisti nos últimos tempos.

Hoje em dia, sem dúvidas, os filmes franceses são a “alta-costura” do cinema, tendo em vista a verdadeira atuação, sem efeitos especiais, com histórias da vida e do cotidiano.

Voltando ao filme… O Destino de Haffmann conta a história de uma família judia, que tenta fugir da perseguição alemã, numa Paris pré-segunda guerra mundial, invadida por soldados nazistas.

Vendo que estava sendo perseguido e prestes a ser pego, Sr. Haffmann, judeu dono de uma joalheria artesanal em Paris, decide mandar a família para a “Faixa Livre”. Consegue enviar os filhos e a mulher, mas antes de partir sozinho, precisa tomar algumas decisões, que, por sua vez e inesperadamente, irão marcar por alguns meses à sua vida.

E são justamente essas decisões que pautam o filme, que fazem o desenrolar do mesmo, mostrando toda complexidade dos valores & princípios do ser humano, da ambição e vaidade humanas.

O filme é impactante e denso com a elegância e suavidade francesas. Nos leva à reflexão o quão atitudes com pessoas erradas, e também certas, podem impactar nossas vidas. E, o mais importante, no jogo da vida, tudo se inverte e reverte, e o bem e ético prevalesse.

Ementa…

Paris 1942. François Mercier é um homem banal com o sonho de começar uma família com o seu amor, Blanche. É funcionário do talentoso joalheiro Sr. Haffmann. Mas, a braços com a ocupação nazi da cidade de Paris, os dois homens não têm outra escolha senão firmar um acordo com consequências desastrosas que irá, ao longo dos meses, causar danos irreparáveis na vida dos três.

Opinião do filme: cinco estrelas, excelente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *