29 de março de 2024
ComportamentoLivroOpinião

Sociedade do Cansaço: “positividade excessiva” pode ser prejudicial à saúde e à vida

Você já sentiu que não foi produtivo como gostaria? Já se sentiu insuficiente diante das expectativas que impõem a você? E principalmente se cobra ao extremo por não conseguir se manter no topo?

Quem se identifica com as questões acima, provavelmente está afetado pela “sociedade do cansaço”.

Esse conceito bem recente, elaborado por Byung Chul Han, filósofo sul coreano e professor da Universidade de Berlim, em seu livro “Sociedade do Cansaço” vem diagnosticando cirurgicamente o estado mental e espiritual por indicativos sociais e relações extremamente tóxicas por conta da positividade. Acreditam?!! Efeitos da “positividade excessiva”.

Byung é certeiro ao descrever que a positividade se tornou um problema agressivo, que a autocobrança está exagerada e tudo isso tem desencadeado uma série de doenças psicológicas como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), depressão e ansiedade.

Segundo o autor, a positividade tóxica passa invisível e despercebida, pois nos cobramos a nós mesmos a todo momento e achamos isso normal. Essa cobrança nos ataca, nos desgasta, nos desmotiva e nos esgota, e, por mais mal que isso nos faça, a nossa cabeça ainda é normatizada pelo nosso “sistema imunológico”.

Então, Byung afirma que a obsessão pela positividade constante é tóxica e devemos tomar consciência para combate-la da forma mais natural e eficiente possível.

Resumindo…

Então, não se cobre tanto, Você não é uma máquina. Tudo bem e tranquilo se não conseguir, tudo bem não ser perfeito, afinal, ninguém é.

Uma pessoa com positividade excessiva se torna chata, irreal e até falsa diante da realidade. Isso não é apologia à negatividade, longe disso, é uma forma de dizer que “vivam sendo normal”, com os altos e baixos que a vida nos apresenta…

Viva a real life, xô a fantasia positiva e personagens que vivem nas redes sociais e nos mundos “Disney”. Tem muitos por aí…

Seja normal, seja simples e viva bem!

Livro em evidênica: Sociedade do Cansaço
Livro em evidênica: Sociedade do Cansaço

aa7fd288-68f9-401f-bde7-954e5836d8c1

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *