24 de abril de 2024
Coronavírus

Taxa de transmissibilidade a gosto do freguês…

Uma das novas variáveis conhecidas nas reportagens sobre Coronavirus é a TAXA de TRANSMISSIBILIDADE. O leitor, ouvinte, telespectador já entendeu que quando ela está abaixo de 1,0 é porque a curva tende a ser “achatada” e a situação geral se amenizar.

O problema é quando um número objetivo passa a ter controvérsias na sua própria divulgação.

Foi o que aconteceu com o Rio Grande do Norte neste final de semana.

Enquanto a secretária Guia Dantas (Comunicação) apresentou a taxa abaixo de 1,0 segundo o LAIS, o cientista e professor José Dias do Nascimento mostrou a da foto com  a taxa de transmissibilidade de 1,55 e a seguinte legenda:

Taxa de transmissão da Covid-19 para as capitais dos estados do Nordeste calculado com nossos modelos. Testes sorológicos em Fortaleza atestam que pelo menos pra lá, o nosso prognostico é razoável. O R(T) de #NATALRN mostra uma situação difícil. Não estamos bem! postou Dias 

Guia Dantas usou os números mais animadores do LAIS/UFRN :

A taxa de transmissibilidade (TT), ou valor que indica quantas pessoas podem ser infectadas por #Covid a partir de uma pessoa já doente, atingiu a média de 0,89 na última semana no RN. No último mês, a TT chegou a 1,02 e na última quinzena 0,94. Bom sinal, mas cautela.

img_0506.jpg

One thought on “Taxa de transmissibilidade a gosto do freguês…

  • observanatal

    Pelo comportamento do potiguar nessa Pandemia, pela falta de pulso na fiscalização dos inúmeros decretos, IMPOSSÍVEL estarmos com essa taxa abaixo de 1.

    Se em países mais organizados essa taxa demorou a cair e subia/sobe com facilidade, imagine se aqui vai cair agora, sem grandes esforços do poder público e da população.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *