25 de abril de 2024
Eleições

TRE da Paraíba suspende propaganda com Lula pedindo voto para Ricardo Coutinho

xlula-e-ricardo.PNG.pagespeed.ic.ybb4CtogzY

Do Globo

Em meio a uma disputa entre o PT Nacional e o diretório municipal do partido em João Pessoa (PB), o ex-presidente Lula gravou um vídeo em apoio ao candidato a prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele é concorrente direto de Anísio Maia, postulante do PT no município.

No último sábado, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou que uma propaganda com o vídeo do ex-presidente fosse retirada do ar.

A justificativa é que Lula, considerado um “apoiador“, ocupava mais de 25% do tempo do programa, infringindo a lei eleitoral. Coutinho está liberado para usar o vídeo em um intervalo menor de tempo, porém.

— Eu conheço o Ricardo Coutinho há muito tempo. Eu já tive divergência com Ricardo Coutinho. (…) Foi prefeito duas vezes, foi governador duas vezes (…) Mas uma coisa eu posso dizer para vocês. O Ricardo Coutinho é uma das figuras mais extraordinárias e mais sérias que eu já conheci — diz Lula no vídeo.

Até 2009, era proibido usar na propaganda eleitoral declarações de pessoas filiadas a partidos políticos concorrentes ou pertencentes a coligações opostas na eleição. Hoje, só há vedação desse tipo no segundo turno.

DO TL

Lula também é estrela na campanha do senador Jean Paul Prates à Prefeitura de Natal.

Mas diferente da Paraíba, a participação não gerou qualquer controvérsia e questionamento na Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *