23 de abril de 2024
Bom SaberCULTURACultura

Tulio Ratto estreia documentário sobre poeta e cordelista Luiz Campos

Nascido aos 11 de outubro de 1939, o mossoroense Luiz Campos foi poeta, repentista e cordelista.

Ria da sorte e cativava plateias pela simplicidade e o fino linguajar nordestino no trato com o vocabulário e uma velocidade invejável em anexar “causos” em tudo que fluía à sua volta.

E é para contar essas histórias de Luiz e para que ninguém esqueça de sua grandeza poética, que o chargista, caricaturista, artista plástico e editor do site e revista Papangu na Rede, Túlio Ratto lança nesta sexta-feira, 24, o documentário “Luiz Campos, um encantador de palavras” em seu canal do YOUTUBE.

No documentário, de 41 minutos, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, os poetas Antônio Francisco, Nildo da Pedra Branca, José Di Rosa Maria, Crispiniano Neto e Genildo Costa e o pesquisador e escritor Kydelmir Dantas falam sobre Luiz Campos e sua importância para a poesia de cordel.

As gravações misturam diversos momentos, com Luiz Campos em 2011, cenas de seu enterro em 2013 e depoimentos colhidos agora em 2021. Poesias e causos se sucedem numa justa homenagem.

Compadre e vizinho de Luiz Campos desde menino, Antônio Francisco “conversa” com o amigo em versos e nos leva com eles para um paraíso onde a poesia e a cultura são elementos mais que valorizados, divinos.

Serviço:

“Luiz campos, um encantador de palavras” (41’)

Estreia: 24 de dezembro no canal do Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *