25 de abril de 2024
Comportamento

UM NOVO E EXIGENTE CLIENTE

 

O Café da Noite na Place Lamartine (1888) – Vincent van Gogh – Galeria de Arte da Universidade de Yale, Estados Unidos

 

 

Imagine a dificuldade que é empreender nestes tempos de Economia incerta e cambaleante.

E em restaurantes, então, depois que o tsunami pandêmico arrastou a metade deles?

As dificuldades começam  na escolha do público alvo.

Pois, é preciso, além de conquistar o cliente, torná-lo fiel.

Qualquer erro na estreia pode ser fatal. Daí, a importância de um período de testes, soft open, para sentir as reações dos futuros fregueses cativos.

Antes que essa chuva toda encharque o já molhado roçado dos gurus da autoajuda, vamos ver se na prática, é diferente a teoria.

Duvida-se que algum consultor para novos negócios na gastronomia leve em consideração um segmento do mercado ainda não devidamente valorizado.

Os netos.

Hoje em dia, é deles a palavra final na escolha do pra onde vamos?”

Os avós, mais permissivos, delegam aos pequenos  a decisão, e só são vetadas as redes de fast-food que incluem no cardápio, além das megacalorias,  brinquedos e bonecos.

A nova casa de pasto era modernosa e interessante. Assim contaram.

Com facilidade de estacionamento, menu variado, boa carta de vinhos e preços na média. Tudo equilibrado,  para agradar a todos.

Para quem faltou ao pantagruélico encontro familiar, resta  imaginar o que não terão feito para resolver um grave problema de origem.

Só o maître sabe como salvou o negócio que sobreviveu,  pouco depois da inauguração a um longo jejum em confinamento.

Foi ele quem ouviu do neto de cinco  anos a crítica transformada em sentença, a ser cumprida pela família toda, incluído o avô, ausente  daquela  vez.

Demorou muito. Nunca mais volto aqui.    

 

O Terraço do Café na Place du Forum, Arles (1888) – Vincent van Gogh – Museu Kröller-Müller, Otterlo, Países Baixos

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