20 de abril de 2024
Economia

Um pouso complicado

 

A entrevista da mais alta autoridade monetária dos Estados Unidos, equivalente ao presidente do nosso Banco Central, serve para mostrar que a retomada dos controles ainda não permite uma aterrissagem suave da Economia.

No Brasil, ainda há outra pedra no meio da pista: uma eleição presidencial polarizada, em menos de seis meses, com os dois principais candidatos nem um pouco preocupados com o aumento dos gastos públicos.

Jerome Powell

Powell diz que não pode prometer um ‘aterrissagem suave’ e evitar a recessão, enquanto o Fed luta contra a inflação


O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quinta-feira que interrupções persistentes na cadeia de suprimentos e eventos geopolíticos “enormes” que acontecem em todo o mundo podem frustrar as tentativas do Fed de projetar uma chamada “aterrissagem suave” para a economia dos EUA, com a declaração do chefe do banco central no valor de  um reconhecimento da possibilidade de uma recessão.

Powell fez as observações em uma entrevista no “Marketplace” da NPR, na qual foi perguntado se ele está mais preocupado com a perspectiva de inflação alta ou a noção de que a resposta de aperto monetário do Fed à alta dos preços poderia desencadear uma recessão.

“É um ambiente muito desafiador para fazer política monetária”, respondeu Powell.  “Nosso objetivo, é claro, é fazer a inflação voltar a 2% sem que a economia entre em recessão ou, para colocar dessa forma, com o mercado de trabalho permanecendo bastante forte.”

Chamando a estabilidade de preços de “alicerce” sobre o qual a economia se baseia, Powell insistiu que o principal objetivo do Fed é domar os preços descontrolados, dizendo que “nada na economia funciona” a menos que a inflação seja contida.

“Temos uma série de expectativas sobre a economia.  Se as coisas acontecerem melhor do que esperamos, estaremos preparados para fazer menos.  Se eles vierem pior do que o esperado, estamos preparados para fazer mais”, disse Powell.

Sobre um caminho para “essa mítica aterrissagem suave”, onde o aperto da política não leva a economia a uma recessão.

“Será desafiador, não será fácil”, respondeu Powell, admitindo que “teria sido melhor” ter começado a aumentar as taxas mais cedo do que em março.

Enfrentando os desafios, o chefe do Fed disse que a política monetária pode esfriar a demanda crescente, que é parte do quebra-cabeça inflacionário, mas que o banco central não tem ferramentas para lidar com fatores do lado da oferta.

“O abastecimento é uma grande parte da história, aqui.  Mas mais do que isso, há grandes eventos, eventos geopolíticos acontecendo ao redor do mundo, que vão desempenhar um papel muito importante na economia no próximo ano”, disse Powell

Fonte: The Epoch Times

One thought on “Um pouso complicado

  • Geraldo Batista de Araújo

    O “aprendiz” bota pra valer escreve como gente grande. Não preciso me tornar seu puxa- saco, pois meu contra cheque é semelhante ao meu. Mas devo inúmeros favores a ele.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *