25 de abril de 2024
Coronavírus

Vacinas não duráveis e Ômicron podem tornar a COVID-19 endêmica, diz Bill Gates

EE503B36-A235-4C4D-81B2-6CF10810727B
Bill Gates

Naveen Athrappully para o The Epoch Times, em 15 de janeiro de 2022


Bill Gates, em uma discussão no Twitter na última terça-feira, disse que nas atuais vacinas COVID-19 estavam faltando dois fatores principais e afirmou que a Ômicron pode causar uma onda de imunidade nas comunidades pelas quais passa.

Cofundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, Gates investiu em pesquisas de vacinas por meio de sua fundação e deu palestras importantes sobre a pandemia.  Recentemente, ele conversou sobre a situação atual do COVID-19, vacinas e questões relacionadas com Devi Sridhar, professora de Saúde Pública Global da Universidade de Edimburgo,

Quando questionado sobre um avanço que poderia resultar na maior diferença para acabar com a pandemia, ele falou sobre a eficácia das vacinas.

“As vacinas que temos previnem doenças graves e mortes muito bem, mas faltam duas coisas importantes.  Primeiro, elas ainda permitem infecções (‘avanço’) e a duração parece ser limitada.  Precisamos de vacinas que previnam a reinfecção e tenham muitos anos de duração”, disse Gates.

A eficácia das vacinas tem sido questionada, principalmente no que diz respeito à variante Ômicron.  O alto número de mutações na proteína spike da variante aumenta “a possibilidade de escape imunológico”, de acordo com o presidente da Moderna, Stephen Hoge.  Hoge acrescentou que “o impacto na eficácia da nossa vacina” se aplica a todos os fabricantes.

A variante Ômicron se espalhou rapidamente pelo mundo, com 98,3% das infecções nos Estados Unidos agora atribuídas a ela.  Embora altamente transmissível, estudos internacionais mostraram que a cepa apresenta sintomas mais leves em pessoas infectadas.

Recentemente, uma notável instituição de caridade internacional de saúde pediu o tratamento da COVID-19 “como o resfriado comum”.  Dr. Mike Tildesley, professor da Universidade de Warwick, previu que o COVID-19 evolui para se tornar menos grave e endêmica.  Ele disse que a Ômicron é o início desse processo.  Gates apoiou essa perspectiva.

“Uma vez que a Ômicron passa por um país, no resto do ano devem ser  vistos muito menos casos para que a COVID possa ser tratada mais como uma gripe sazonal”, disse ele, enquanto alerta que  doses anuais da vacina serão necessárias por mais algum tempo.

Gates falou sobre muitas “desinformações” sobre ele se espalhando nas mídias sociais.  “Pessoas como você, eu e Tony Fauci estão sujeitas a muita desinformação.  Eu não esperava isso.  Algumas coisas como eu colocando chips nos braços das pessoas, não fazem sentido para mim – por que eu iria querer fazer isso?”

O bilionário então discutiu a disponibilidade de vacinas em todo o mundo.  Embora houvesse demanda, questões logísticas e sistemas de saúde ineficientes impediram o fornecimento adequado de vacinas nos países em desenvolvimento.

Em relação à teoria das autoridades chinesas de que o coronavírus surgiu de um morcego em um mercado úmido localizado em Wuhan, Gates defendeu esse argumento.  Isso ocorre apesar das crescentes evidências sugerindo que o novo coronavírus, escapou de um laboratório do governo, na cidade chinesa.

Quando Sridhar perguntou sobre a origem da pandemia, Gates respondeu: “Os dados são bastante fortes que vieram de outra espécie, o que é verdade para a maioria das pandemias.  As pessoas continuarão a especular sobre isso e devemos garantir que os laboratórios sejam cuidadosos.  Haverá surtos futuros vindos de outras espécies, então precisamos investir para estarmos prontos.”

Além dos investimentos em pesquisa de vacinas, Gates fez outros investimentos relacionados à COVID-19.  Em julho, um consórcio apoiado por George Soros e Gates se envolveu na compra da Mologic, uma empresa de testes COVID-19.

TL Comenta:

A ideia que as vacinas atuais são necessárias,  mas não suficientes para acabar com a pandemia, e que a tendência é tornar-se doença endêmica, de convivência obrigatória, ganha adeptos.

Menos entre alguns frequentadores das manhãs de sábado, da praia de Ponta Negra.

One thought on “Vacinas não duráveis e Ômicron podem tornar a COVID-19 endêmica, diz Bill Gates

  • Nelson Mattos Filho

    Será que algum dia o mundo conhecerá alguns resquícios da verdade?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *