23 de abril de 2024
CoronavírusPETRÓLEO

Vem aí, mais um aumento de combustíveis

 

Não são apenas as curvas de contaminação que estão semelhantes em diversos países.

A pandemia também está nivelando os índices de inflação e os preços dos combustíveis.

Para aqueles que partidarizam não só a Medicina, mas  a Economia, a notícia de aumentos frequentes nos preços dos combustíveis em Portugal, sempre aquece a octanagem das discussões subtropicais.

Na terrinha, a gasolina desde o ano passado já havia ultrapassado a barreira dos 10 reais.

Mas o salário,  … Oh!

D’além-mar,  é de 4.400 reais.

84E5F6C5-1809-40D4-BFB6-B91F4858C4AA

Mais uma semana, mais um aumento. Combustíveis a caminho da sétima subida consecutiva este ano

Por Rita Paz par a MultiNews em 11/02/2022


Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel.

Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir de segunda-feira.

“A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços em até dois cêntimos por litro na gasolina”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Esta será a sétima semana consecutiva de aumentos desde o início do ano, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Segundo os analistas, a escalada de preços está para durar.

Em primeiro lugar, porque o petróleo já não estava tão caro desde 2014. O barril de Brent, referência para a Europa, está a cotar a 91 dólares e previsões como as do Goldman Sachs sugerem que o barril chegará aos 100.

Ao aumento dos preços do petróleo soma-se o aumento da procura de combustíveis devido à recuperação económica, após a fase mais difícil da pandemia de Covid-19 e da eliminação da maioria das restrições de mobilidade.

A oferta, escassa, também não parece que vá melhorar. Para já, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não está disposta a aumentar os níveis de produção de petróleo além do esperado aumento de 400.000 barris por dia.

Outro fator que explica a atual alta do preço dos combustíveis está na tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

Neste contexto, encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais 7 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 8,5 euros do que há seis semanas.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,787 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,644 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a oitava gasolina mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem a  carga fiscal, cada litro de gasolina seria mais barata do que na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *