20 de abril de 2024
Direto de Brasília

[Vídeo] “Eu errei, o TCU acertou”, admite presidente Bolsonaro após ser desmentido

Confira o vídeo:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 3ª feira (8.jun.2021) que “errou” e cometeu um “equívoco” ao atribuir ao TCU (Tribunal de Contas da União) a autoria de um relatório sobre mortes causada pela covid-19 no ano passado.

O chefe do Executivo insistiu, contudo, que há uma supernotificação do número de mortes causadas pelo vírus e afirmou que pedirá uma investigação.

O presidente disse na 2ª feira (7.jun) que a TCU teria concluído que “em torno de 50% dos óbitos de 2020 por covid não foram por covid”.

O TCU negou ter produzido relatórios com essa informação.

Para apoiadores nesta manhã, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse ter errado ao falar em uma “tabela do TCU“, em referência a estimativa de 50% de mortes notificadas.

“O TCU está certo, eu errei quando falei tabela, o certo é acórdão“, disse.

Bolsonaro citou que, por lei, a distribuição de verbas do governo federal para estados e municípios teve como critério “mais importante” a “incidência de covid“.

O próprio TCU dizia o quê? Que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não desejável da supernotificação de covid para que aquele estado tenha mais recurso. A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então, o TCU acertou em falar que a tabela não é deles. A imprensa usa para falar que fui desmentido“, declarou.

PEDIDO DE DESCULPAS

A notificação de mortes além do número real seria ainda, segundo o presidente, uma forma de justificar medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos.

Em cima disso para justificar tudo, por parte de alguns estados com toda certeza, os lockdowns, as políticas de fechar tudo, as políticas de toques de recolher“, disse.

Apesar de admitir que o errou ao atribuir ao TCU a autoria do relatório sobre a supernotificação, o presidente insistiu que há superdimensionamento dos números de mortes pela novo coronavírus.

2 thoughts on “[Vídeo] “Eu errei, o TCU acertou”, admite presidente Bolsonaro após ser desmentido

  • observanatal

    Sempre o recibo de idiota.

    Resposta
  • Ary Maia

    Mentiroso! Que vergonha! Aliás, mais uma vergonha!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *