28 de março de 2024
Coronavírus

Viva a Coronavac que é efetiva contra variante de Manaus

_115990280_5532ece9-9b08-4061-a90d-808b6f8d3af7

Por Mônica Bergamo na Folha 

A vacina CoronaVac se mostrou 50% efetiva em prevenir adoecimento por Covid-19 após 14 dias da primeira dose, na análise interina de efetividade em trabalhadores de saúde em Manaus.

O estudo, do grupo Vebra Covid-19, é o primeiro que avalia o impacto do imunizante em locais onde a variante P.1, conhecida como variante brasileira ou de Manaus, é predominante.

NOVOS RESULTADOS

Os dados relativos à efetividade depois de 14 dias da segunda dose ainda estão sendo coletados, e por isso o trabalho seguirá pelas próximas semanas.

MANAUS TESTADO 

O estudo envolveu 67.718 trabalhadores de saúde que moram e trabalham em Manaus.

“Os resultados são encorajadores”, diz o cientista Julio Croda, que coordenou o estudo.

“Eles mostram que a Coronavac segue sendo efetiva para a nova variante do Brasil [batizada primeiramente como variante de Manaus] e poderá ser usada no mundo todo para prevení-la”, afirma o infectologista da Fiocruz, ressaltando mais uma vez a efetividade de 50% do imunizante para prevenir a doença sintomática.

DO TL 

Nunca demais lembrar que a vacina Coronavac, um dia apelidada de chinesa ou “do Doria” com desdém, é hoje a grande tábua de salvação do brasileiro.

Além de bons resultado na imunização é a responsável pela maior quantidade, alcançando nove em cada dez pessoas imunizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *