Justiça Federal seleciona conciliadores

19 de abril de 2011 por tnconcursos

Comentários 0

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para a seleção de conciliadores do Juizado Especial Federal (3ª e 7ª Varas em Natal). Podem participar do processo seletivo bacharéis, graduados de nível superior e estudantes universitários, que estejam, no mínimo, no 7º período, preferencialmente os do curso de Direito.

O processo seletivo será por análise curricular, seguido de entrevista pessoal, realizada no período de 2 a 5 de maio deste ano. Os candidatos aprovados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados na medida da necessidade de serviço em cada Vara.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril diretamente no site da Justiça Federal, mediante preenchimento de requerimento colocado à disposição dos interessados.

Na entrevista, o candidato deverá apresentar-se na secretaria da vara indicada, com os seguintes documentos: cópia autenticada do diploma ou comprovante de matrícula da instituição superior de ensino; cópia autenticada da cédula oficial de identidade e curriculum vitae com fotocópias da documentação pertinente.

A seleção dos candidatos inscritos será realizada por comissão composta pelos juízes lotados nos Juizados Especiais Federais de Natal e secretariada pelos respectivos Diretores das varas. O resultado será divulgado através de afixação da lista de selecionados em quadro de aviso e publicado no endereço eletrônico www.jfrn.gov.br.

O candidato deverá consultar a página da internet da JFRN nos dias 28, 29 e 30 de abril, para tomar conhecimento do dia, local e horário da entrevista.

12ª Vara Federal – Pau dos Ferros

A seleção objetiva a nomeação para três vagas e a formação de cadastro de reserva para convocação conforme a necessidade do serviço. As inscrições serão realizadas no período de 02 a 16 de maio também no site da Justiça Federal.

A seleção dos candidatos será nos mesmos moldes da realizada nas 3ª e ª varas. Sendo que a entrevista será realizada de 23 a 26 de maio de 2011, a partir das 14 horas, cujo resultado será divulgado através de afixação da lista de selecionados em quadro de aviso e publicado no endereço eletrônico www.jfrn.gov.br, em data a ser divulgada oportunamente.

É importante lembrar que o exercício da função de conciliador é gratuito e, se cumprida por período superior a um ano, constitui título para os concursos públicos de provimento de cargo de Juiz Federal em todo o Brasil. A função de conciliador também é reconhecida  como atividade jurídica, respeitada a carga horária mínima de 20 horas mensais, para fins de habilitação nos concursos públicos que o exigem.

O ofício de conciliador terá duração de até dois anos, admitida a recondução (art. 18 da Lei nº 10.259/2001), a critério do Juiz Federal, ficando o conciliador sujeito ao horário regular das audiências de conciliação e instrução.

A oportunidade pode não trazer benefícios financeiros imediatos, mas, com certeza, vai ajudar a incrementar o currículo profissional, principalmente dos estudantes e bacharéis em Direito.

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

Comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.