Lançamentos da Jovens Escribas

31 de maio de 2016 por toque

Comentários 0

 

pablo

Nesta sexta-feira, a Jovens Escribas promoverá mais um lançamento duplo e festivo. O professor e escritor Pablo Capistrano trará à luz o seu novo trabalho, o livro de contos “Os corvos chegaram para jantar”. Na mesma noite, o autor Márcio Benjamin também estará presente autografando o seu romance recém-lançado “Fome”.

“Os corvos chegaram para jantar”
O novo livro de Pablo Capistrano é definido por ele como “o meu livro mais didático” e é apontado por alguns leitores precoces que tiveram acesso ao conteúdo antes do lançamento, como uma das suas obras mais divertidas. O lançamento traz diversas histórias que se passam num mesmo ambiente, um enorme, hipotético e misterioso shopping-center que reúne diversas representações da sociedade em um micro-cosmo da sociedade em que vivemos. Misturando comportamento cotidiano com fantasia, as narrativas vão descortinando um pouco sobre nós e a nossa relação com o ambiente que nos cerca.

Em junho de 2013, quando aconteceu em todo o Brasil o que ficou conhecido como “A jornada de junho”, Pablo, assim como tantos outros cidadãos brasileiros, foi às ruas se manifestar. “Eu fui àquela grande passeata que segundo dizem, reuniu mais de 50 mil pessoas.” Ao chegar lá, encontrou gente de todas as tendências: “havia gente de esquerda, de extrema direita, punks, pessoas apolíticas e até black-blocks que eu nem sabia o que eram”. A caminhada cívica saiu da frente do Natal Shopping e Pablo se deu conta de que “apesar de eu morar havia quase 40 anos em Natal, eu nunca havia andado na BR. O nosso contato com a rua é quase sempre mediado por um automóvel ou transporte coletivo.”

Depois, outra constatação: “Eu achava que a manifestação nos conduziria até um símbolo de poder: prefeitura, Câmara dos Vereadores, Assembleia… mas ela, que saiu do Natal Shopping, encerrou-se em frente ao Midway Mall. Aquilo me chamou muito a atenção: a relação intrínseca que a sociedade natalense tem com o shopping center, muito mais do que com a rua. A ideia do livro começou a ser gestada em minha mente a partir deste dia”, conta Pablo.

Sobre o autor:
Pablo Capistrano nasceu em Natal (RN) em 1974. Trabalha com literatura desde 1991. Participou do grupo de ação cultural Sotão 277 no começo dos anos 1990. Formado em Filosofia e Direito, doutor em Literatura pela UFRN, é atualmente professor do IFRN, campus Zona Norte (Natal). Autor de vários livros, Capistrano escreve periodicamente em seu site pessoal: www.pablocapistrano.com.br.

Fome – Márcio Benjamin
Márcio Benjamin foi um dos 20 autores brasileiros convidados para o Salão do Livro de Paris e um festival de literatura brasileira na Universidade de Sorbone. Foi chamado em razão da repercussão alcançada por seu primeiro livro “Maldito Sertão” que vem alçando o autor a um lugar de destaque nas letras nacionais. Em seu novo livro, “Fome”, Márcio segue a linha do terror e mantém o nordeste brasileiro como cenário para sua ficção. Porém, desta vez, escolheu o monstro mais querido da cultura pop, os mortos vivos conhecidos como zumbis e o situou numa cidadezinha interiorana que está passando por uma cruel e prolongada seca.

Sobre o autor:
Márcio Benjamin é potiguar, escritor, dramaturgo e advogado. Desde sempre metido com as letras, é fã incondicional do bom humor e do bom terror. Participou de antologias de contos e teve diversas peças encenadas até que, em 2012, teve seu primeiro livro publicado: “Maldito Sertão” (Contos – 2012). “Fome” é o seu primeiro romance. O primeiro de muitos, segundo afirmam as vozes em sua cabeça.

Jovens Escribas – Lei Djalma Maranhão – Patrocinadores
Estes são os dois primeiros livros de uma série de 8 viabilizados com muito orgulho graças ao apoio de uma lei de incentivo à cultura criada no Brasil a exemplo da Lei Rouanet. É por causa da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão que autores como Pablo Capistrano, Nei Leandro de Castro e diversos outros verão seus novos livros publicados em 2016. Por tudo isso, a Editora Jovens Escribas, uma empresa independente que trabalha há 12 anos para manter-se ativa e promover a cultura, contribuir com uma cena literária nacional independente e criar um mercado leitor e consumidor de bons livros no Estado do Rio Grande do Norte é amplamente favorável à evolução de políticas culturais que possam contribuir com o avanço da sociedade rumo a um futuro no qual a arte e a cultura sejam bens inalienáveis do povo brasileiro. Afirmamos isso enquanto uma organização que atua como agente cultural e, como tal, é contrária ao retrocesso que estamos testemunhando no país hoje.

Aproveitamos também para agradecer às empresas que tornaram possível a publicação dos 8 livros e uma revista que a editora lançará até o fim de 2016: KIA Dunas, Hospital do Coração, Art&C Comunicação, RAF Publicidade e Clínica Pedro Cavalcanti. Muito obrigado a todas elas.

Serviço:
Lançamento dos livros “Os corvos chegaram para jantar” (Pablo Capistrano) e “Fome” (Márcio Benjamin).
Local: Between Food and Gallery, Rua Campos Sales, 384, Petrópolis (próximo ao Colégio Atheneu)
Data: 03 de junho de 2016 (Sexta-feira)
Hora: A partir das 19h

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.