Mulheres de Saramago

29 de setembro de 2012 por toque

Comentários 0

 

Já de longa data se conhece os inúmeros textos publicados pelo professor Pedro Fernandes frutos de suas leituras da obra do escritor José Saramago em revistas acadêmicas dentro e fora do Brasil; somam-se já quase seis anos de pesquisa se contar os anos finais de sua Graduação em Letras e os dois anos de sua Pós-Graduação também em Letras. O resultado apresenta-se, pela primeira vez, numa obra de relevância. Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago é resultado de um estudo promissor, escrito durante os dois em que o autor cursou seu Mestrado em Letras. Esse estudo parte da comum observação de que a produção ficcional de José Saramago é ocupada por uma constante de personagens femininas que são significativas na consolidação de seu universo literário. É fazendo dessas observações uma problemática que se constitui o presente livro.

Seu objetivo se pauta por uma leitura acurada acerca do processo de construção das personagens femininas nos romances Memorial do convento e Ensaio sobre a cegueira no intuito de tracejar, engendrar uma compreensão do modo como é/apresenta-se articulada a questão do feminino e sua identidade, não somente nestes romances, mas também, na prosa do escritor português. Pauta-se na discussão das categorias de personagem, identidade e feminino, que são as bases para a condução das leituras aí elaboradas, sempre tomando como foco ou ponto de partida, a obra de José Saramago. O resultado desse itinerário é uma obra instigante e de depurado fôlego em torno da produção literária saramaguiana, constituindo, destarte, num estudo indispensável à compreensão da construção de sua obra.

Assina a quarta capa, o Professor Dr. Miguel Koleff, coordenador da Cátedra de Estudos Saramaguianos, Universidade Católica de Córdoba, um grupos mais proeminentes na América sobre a obra de José Saramago; e a capa é da artista plástica dos Açores, Lena Gal.

Pedro Fernandes é aluno do Doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes na mesma instituição. Foi editor do jornaleco Trabuco. Além de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, é autor de Sertanices (poesia, inédito), Bardos (poesia, inédito), do e-book Palavras de pedra e cal (poesia, e-book, produção independente). É editor do caderno-revista eletrônico de poesia 7faces.

Lançamento de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago

Cooperativa Cultural Universitária – Livraria do Campus, Centro de Convivências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Lagoa Nova, Natal/RN

Dia 05 de outubro de 2012 (sexta-feira), às 11h

Contato para entrevistas

e-mail: pedro.letras@yahoo.com.br

telefone: (84) 9909 7144

facebook: https://www.facebook.com/PedroFernandesONeto

página pessoal: http://pfoneto.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

Comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.