Harmonização Vinho e Comida – Rigatoni ao forno com Brócolis, Azeitona Verde e Pancetta harmoniza com quais vinhos?

15 de julho de 2020 por Elmano Marques

RIGATONI DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos italianos icônicos da Toscana, os Chianti, particularmente os Riserva.

Harmonização Vinho e Música – Que reste t il de nos amours ? por Andrea Motis Quintet

15 de julho de 2020 por Elmano Marques

A linda canção Que reste t il de nos amours ? interpretada por Andrea Motis Quintet pede para harmonizar um tinto da Borgonha, de Beaune.

Grandes fraudes de vinho descobertas na Europa (1)

15 de julho de 2020 por Elmano Marques

Fraud-Stamp

Autoridades da Espanha e da Itália abrem investigações para apurar duas supostas grandes fraudes de vinho, segundo matéria publicada pelo site Wine-Searcher. As investigações se concentram no envolvimento de duas das maiores empresas de vinho da Espanha acusadas da rotulagem fraudulenta de vinho jovem como sendo vinho envelhecido Crianza, Reserva e Gran Reserva da DO Valdepeñas. No início deste ano, o governo local de Castilla La Mancha anunciou que havia aberto um processo judicial contra Felix Solis (produtor da Viña Albali), Bodega Navarro Lopez e J García Carrión, o maior produtor de vinho da Espanha. Agora, o tribunal da Audencia Nacional de Madri está administrando os procedimentos iniciais, pois os vinhos supostamente fraudulentos foram vendidos em 2018 em toda a Espanha e internacionalmente. E esses produtores também enfrentam perspectiva de multas enormes por falsa rotulagem de vinhos vendidos em 2019. Quase 29 milhões de litros de vinhos jovens foram vendidos em 2019 como vinhos envelhecidos Crianza, Reserva e Gran Reserva – quase o dobro da quantidade de vinhos envelhecidos declarados ao conselho de vinhos Valdepeñas DO, disse o jornal espanhol El Economista.

Por: Marcos Adair

Wake Up Wine :o decanter eletrônico que promete fazer que vinhos tenham um sabor melhor em minutos

15 de julho de 2020 por Elmano Marques

A ELETRONIC DEF

O Wake Up Wine é um novo produto que oferece uma maneira rápida de envelhecer vinhos de sete a 12 anos em questão de minutos. O dispositivo portátil, recarregável e com patente dupla aproveita as tecnologias Wavelength Aging e S-Velocity para aprimorar todos os tipos de garrafas de vinho, “não importa se é branco, vermelho, caro ou barato. ” Esse decanter eletrônico facilita o máximo possível o processo de elevar as experiências com o álcool. O Guia de tempos de decantação recomendado do Wake Up Wine oferece sugestões de tempo de decantação para diferentes varietais. Enquanto o Pinot Noir precisa apenas de dois a seis minutos, outros podem se beneficiar de até 10 minutos com o dispositivo.

 

 

Como remover manchas de vinho tinto? (II)

15 de julho de 2020 por Elmano Marques

A MANCHA DOIS DEF

2 – Saber que tipo de tecido foi manchado

E como? Através da etiqueta. Consultar as instruções de lavagem na mesma antes de tentar remover a mancha, uma vez que existem tecidos mais delicados, como a seda ou o couro, que só podem ser lavados com limpeza a seco no caso será mesmo necessário levar a peça a um serviço profissional.

Harmonização Vinho e Comida – Tortilha espanhola harmoniza com quais vinhos ?

14 de julho de 2020 por Elmano Marques

A TORTILLA DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos espanhóis com estrutura, como por exemplo, os Riojas brancos com um toque de carvalho.

Vinho e Música – Dindi por Gemma Sherry

14 de julho de 2020 por Elmano Marques

A belíssima canção de Antonio Carlos Jobim, Dindi, interpretada por Gemma Sherry, pede para harmonizar um Brut brasileiro, da melhor qualidade.

A África do Sul proíbe novamente as vendas de álcool

14 de julho de 2020 por Elmano Marques

A SOUTH

O governo sul-africano restabeleceu a controversa proibição de vendas domésticas de álcool, com a indústria registrando uma perda de receita de 852,8 milhões de euros, segundo informa o site The Drinks Business. Discursando para o país na noite de domingo (12 de julho), o presidente Cyril Ramaphosa disse que a decisão foi tomada para liberar leitos hospitalares ocupados por pessoas que sofrem de traumas relacionados ao álcool. Ele acrescentou que agora há “evidências claras” de que a retomada das vendas de álcool (após a anterior proibição) “resultou em uma pressão substancial nos hospitais, incluindo unidades de trauma e UTI, devido a acidentes com veículos automotores, violência e trauma relacionados à bebida”. Os grupos empresariais ligados à venda de álcool da África do Sul disseram que a retomada da proibição de vendas afetaria até um milhão de pessoas trabalhando como parte da “cadeia de valor da indústria de bebidas”. Disseram estar “decepcionados” com a decisão, que foi tomada sem “aviso”, apesar de seu “envolvimento contínuo” com o governo e o Departamento de Comércio, Indústria e Concorrência (DTIC). Um comunicado da VinPro acrescentou: “A decisão de suspender as vendas locais de bebidas alcoólicas causará um golpe devastador na indústria vinícola da África do Sul, que já sofreu grandes perdas financeiras e de empregos devido a proibições no início do bloqueio do Covid”. Além da proibição do álcool, o país agora instituiu um toque de recolher noturno entre as 21h e as 4h, enquanto as máscaras devem ser usadas o tempo todo em locais públicos.

Por: Marcos Adair

 

Como remover manchas de vinho tinto? (1)

14 de julho de 2020 por Elmano Marques

A MANCHA DEF

1 – Rapidez é a chave

O mais importante de tudo é limpar o excesso enquanto a mancha ainda é recente e não está totalmente seca. Para isto tem várias opções: limpar com um guardanapo, lavar com água quente e sabão para diluir e “desprender” o vinho, ou colocar um pouco de sal na mancha durante 5 minutos para que sugue o líquido.

Harmonização Vinho e Comida – Cordeiro em massa folhada harmoniza com quais vinhos?

13 de julho de 2020 por Elmano Marques

A CORDEIRO

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos italianos de Nóbile de Montepulciano, especificamente os Riserva.