Harmonização Vinho e Comida – Linguine à primavera com truta defumada, limão e abobrinhaharmoniza com quais vinhos?

26 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

AnCASUAL DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos italianos de Greco di Tufo, do sul da Itália.

American Airlines, a primeira companhia aérea a lançar um serviço de Delivery de Vinho

26 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

AMERICAN

A pandemia mudou radicalmente a forma como o vinho é comprado e consumido, com o consequente boom no e-commerce e entrega online. E para tentar “acompanhar” essa tendência a American Airlines, é a primeira companhia aérea a lançar um serviço de entrega em domicílio para seus clientes. A iniciativa chama-se “Flagship Cellars” e vai permitir que qualquer pessoa com mais de 21 anos,(idade mínima para consumir bebidas alcoólicas nos EUA), escolha entre a seleção de vinhos de todo o mundo que a empresa costuma oferecer a quem compra um. Bilhete de primeira classe “Flagship” e receba convenientemente em casa.Os clientes podem escolher pacotes mistos de vinho, criar sua própria caixa personalizada ou fazer uma assinatura mensal que inclui três vinhos por $ 99,99, entrega incluída. “Para os entusiastas do vinho em todo o mundo, o vinho oferece uma conexão mais profunda com os lugares que eles adoram visitar”, disse Alison Taylor, diretora de atendimento ao cliente da American Airlines. Os vinhos oferecidos pela companhia aérea americana são submetidos a um cuidadoso processo. Duas vezes por ano, os especialistas em vinho identificam as melhores seleções com base em suas notas e nas opiniões de clientes ao redor do mundo e de um Master Sommelier.

Filme destaca o empreendedorismo feminino em Champagne

26 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A MADAME DEF

Chamado de Sparkling: The Story of Champagne, o filme foi criado pela produtora londrina Swipe Films e é descrito como um documentário de longa-metragem. O diretor Frank Mannion disse que era “uma carta de amor às alegrias e prazeres de Champagne”,  e objetiva chamar a atenção para a “influência de mulheres, grandes empreendedoras que remontam a 200 anos ou mais . ” Ele escolheu um trio de mulheres “dinâmicas” que, segundo ele, tiveram um efeito poderoso no desenvolvimento do Champagne internacionalmente, mencionando Madame Pommery, Madame Clicquot (também conhecida como Veuve (viúva) Clicquot) e Lily Bollinger. Ele também mencionou Odette Pol-Roger, cuja grande amizade com o estadista britânico Sir Winston Churchill teve uma forte influência na imagem do champagne no Reino Unido. Segudo o diretor,: “Elas eram embaixadoras de suas respectivas casas de Champagne e do próprio Champagne”. Salientou ainda que o papel da mulher no Champagne não é puramente histórico, referindo a presença de poderosas empresárias hoje na região, como a presidente da Champagne Taittinger, Vitalie Taittinger. Olhando mais amplamente para o setor de vinhos espumantes, ele acrescentou que “as figuras femininas não se limitam apenas à França”, observando que a Rainha é a orgulhosa proprietária de um vinhedo plantado com uvas Champagne no Windsor Great Park e serviu os espumantes grandes banquetes de Estado. Concluindo sobre o papel das mulheres na Champagne ao longo dos séculos, ele disse: “É claro que elas tinham um olho aguçado para o marketing no que era, com certeza, um mundo dominado pelos homens”. O filme foi rodado em locações na França, Inglaterra e Nova York. Frank Mannion dirigiu o filme, produzido por Oxana Popkova e Frank Mannion e editado por Charlie Emseis. A Swipe Films está concluindo a pós-produção de Sparkling: The Story of Champagne, e vai lançá-la no Festival de Cinema de Cannes neste verão.

 

Harmonização Vinho e Comida – Atum com berinjela assada harmoniza com quais vinhos ?

25 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

ATUM UM

Os vinhos ideais para harmonização com este prato são os brancos espanhóis de Verdejo.

Vinho e Jazz – Standards por Marianne McGregor

25 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

MARIANNE DEF

Standards – No álbum “Standards”, a vocalista escocesa / canadense Marianne McGregor, canta com uma variedade de cores e tons na voz, que surpreende desde o neófito ao amante do jazz. Com nítida, influência de cantoras como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Amy Winehouse, ela buscs com seus expressivos vocais, de tom e fraseado criar seu próprio canto.Amparada em um  time de músicos liiderado por  Aaron McGregor (guitarra), Davi Munn (violoncelo / piano), Christopher Sergeant (contrabaixo) ela interpreta “Moon River”, “Misty”, “Autumn Leaves” e outros standards. Bom. Disponível no Spotify.

P.S. Ideal para ouvir degustando um tinto de corte bordalês, como os Premium chilenos.

Qual a diferença entre um Espumante e um Prosecco?

25 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A ESPUMANTE UM

A palavra “espumante” faz referência a um tipo de vinho, indiscutivelmente o vinho mais técnico do mundo, segundo o Wine Folly. O que torna esse produto tão técnico é que ele sofre não apenas uma fermentação (para fazer o álcool), mas uma segunda fermentação para produzir bolhas. Ao longo de todo o processo de vinificação, o enólogo tem uma série de escolhas a fazer que afetarão muito a forma como o vinho final é saboreado. Em determinados lugares, o espumante leva um nome próprio, como Champanhe (na região de Champagne), Cava (em áreas autorizadas da Espanha), Crémant (em regiões específicas da França) e Prosecco. Prosecco é, pois, um tipo de vinho espumante que em 2009 foi reconhecido com a marca DOC na Itália, produzido exclusivamente em determinadas áreas do Veneto e Friuli Venezia Giulia a partir de videiras específicas, como Glera, Verdiso, Pinot Bianco, cinza ou preto (mas vinificado em branco) pelo método Charmat. A respeito do método Charmat, veja o post “Quais os principais métodos de produção de espumantes?” publicado pelo blog Vino Divino Vino em 8 de janeiro de 2020.

Por: Marcos Adair

Um robô que serve vinho

25 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A BOT DEF

A empresa de tecnologia Samsung lançou um novo robô que pode servir uma taça de vinho, guardar mantimentos e oferecer uma bebida, diz o site The Drinks Business. A Samsung fez o anúncio durante uma conferência de imprensa virtual como parte do 2021 Consumer Electronics Show (CES). Entre os novos gadgets que revelou estava o Bot Handy, uma espécie de mordomo robótico que usa inteligência artificial para reconhecer e pegar objetos de vários tamanhos, formas e pesos pela casa. O robô, que está em desenvolvimento e não está à venda, foi mostrado servindo uma taça de vinho e entregando a Sebastian Seung, presidente e chefe da Samsung Research, um copo d’água. O Bot Handy é capaz de realizar tarefas domésticas, como arrumar e separar os pratos após uma refeição. Seung disse: “O Bot Handy usa IA para entender objetos, como um copo de vidro ou placa de cerâmica, tomando nota de sua forma e materiais para trabalhar como seu parceiro de confiança. Pode se mover e fazer coisas como arrumar a mesa ou guardar mantimentos. Isso muda o roteiro sobre como um robô em sua casa poderia ser”.

Por: Marcos Adair

Médicos e cientistas buscam entender o impacto do COVID-19 no olfato e paladar

24 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A DOTORA

Mais de um ano após o surgimento dos primeiros casos, os cientistas ainda estão tentando descobrir as principais questões relacionadas disfunção olfativa e do paladar causada pelo coronavírus. Por que alguns perdem os sentidos de paladar e olfato? Por que alguns se recuperam mais rapidamente do que outros? E o vírus pode causar perda permanente? Você pode treinar seu nariz para cheirar vinho de novo? Segundo a Dra. Felicia Chow, uma especialista em doenças neuroinfecciosas da Universidade da Califórnia em San Francisco e que já atendeu vários pacientes que sofrem de perda do paladar e do olfato, o nariz contém vários tipos de células, incluindo neurônios que sentem odores diferentes e transmitem sinais para o cérebro, bem como células de suporte ao longo do epitélio nasal. “Parece que o próprio vírus no nariz não está infectando os neurônios do olfato ou as células nervosas que nos ajudam a cheirar, mas sim as células de suporte”,”Essas células de suporte desempenham um papel importante e, quando são infectadas, parece prejudicar o olfato.”

Acessórios do Vinho, tudo em um só lugar

24 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A CABINETO gabinete de Acessórios do Vinho do L’atelier du Vin é uma adição funcional, porém elegante, para a casa, que proporcionará aos conhecedores uma maneira de manter todos os seus itens essenciais para beber quando eles mais precisarem. A caixa é feita à mão na França e possui portas de madeira maciça que se abrem para revelar uma série de acessórios que são feitas pela marca desde 1926. Isso inclui um abridor, arejador, rolhas e muito mais que irão funcionar para tornar mais fácil beber vinho. O gabinete de acessórios para vinho L’atelier du Vin foi projetado para ser montado em uma parede dentro de uma sala de estar e é elegante o suficiente para ser mantido ao ar livre para garantir que aos acessórios estejam sempre à mão.

Vinho e Jazz – Lead Me Away por Naomi Pryor

23 de janeiro de 2021 por Elmano Marques

A NAOMI DEF

Lead Me Away – O álbum da compositora e excepcional vocalista australiana Naomi Pryor, intitulado “Lead Me Away”, elaborado com standards do que de melhor há no Great American Songbook, é sublime. Sua voz, comparada a de Sinead O’Connor e Kate Bush, com sutileza e sensualidade envolventes, interpreta canções como “Lead Me Away” e “Fly Me to the Moon”, como se fossem suas. Sua releitura de “Sway”, com um toque de latinidade, é sensacional. Destaques:”Can You Bring it Back”, “My Foolish Heart” e “When You Wish Upon A Star”. Muito Bom. Disponível no Spotify.