Xangai é a cidade mais cara da Ásia, para comprar bons vinhos

27 de maio de 2018 por Elmano Marques

SHANGAiI DEF php

Xangai emergiu como a cidade mais cara da Ásia para comprar uma garrafa de bom vinho, enquanto Hong Kong, que é isenta de impostos, é o lugar mais competitivo para vinhos finos, segundo um relatório do banco suíço Julius Bar, que comparou os preços de um Château Lafite Rothschild 2000 em cinco mercados chave, de vinho na Ásia. Usando o Chateau Lafite Rothschild 2000, como referência, o relatório comparou os preços do vinho em cinco cidades asiáticas diferentes – Xangai, Hong Kong, Cingapura, Taipei e Tóquio – e descobriu que o vinho custa mais em Xangai  (US $ 4.142); mais do que o dobro de (US $ 1.677), de Hong Kong, uma cidade que eliminou impostos sobre o vinho em 2008.

Fonte: Drink Business

César Príncipe 2006

27 de maio de 2018 por Elmano Marques

CESAR PRINCIPE UM

País: Espanha

Região: Cigales

Castas: Tempranillo (100%)

No Visual: Cor vermelho cereja com tons violetas.Límpido, brilhantes.

No olfativo: Complexidade olfativa dominada por aromas frutados (frutas vermelhas), condimentados e toques subjacentes de especiarias e notas de ervas.

No gustativo: Encorpado e com boa estrutura. No palato, carnudo, frutado e com boa acidez. Destaque para os taninos finos, aveludados, em profusão. Final elegante e harmônico.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com guisados, animais de caça, cordeiro assado, queijo semi-maduro e risotos

Onde Comprar: Casa do Porto  Preço: R$ 390,00

Harmonização Vinho e Comida – Bacalhau com alcachofra e grão de bico harmoniza com quais vinhos?

26 de maio de 2018 por Elmano Marques

BACALHAU DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos austríacos de Grüner Veltliner.

Vinho e Música – Sempre e per Sempre por Gianluca Ginoble ( do Il Volo)

26 de maio de 2018 por Elmano Marques

A canção Sempre e per Sempre interpretada por Gianluca Ginoble ( do Il Volo), pede para harmonizar um tinto italiano de Sangiovese, da melhor qualidade.

Château de La Rivière 2006

26 de maio de 2018 por Elmano Marques

CH LA RIVIERE DEF

País: França

Região: Fronsac – Bordeaux

Castas: Merlot (85 %) Cabernet Franc (8%).Cabernet Sauvignon (6%), e Malbec (1%)

No Visual: Cor vermelho rubi com algum halo de evolução. Brilhante. Límpido. Lágrimas bem elaboradas.

No olfativo: Complexidade olfativa expressiva com aromas frutados (framboesa e groselha), notas de mentol e uma pitada de caramelo.

No gustativo: Encorpado e com estrutura mediana. No palato, boa acidez, taninos delicados, sabores de frutas vermelhas cozidas dominam a boca. Final elegante e harmônico.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com  stinco de cordeiro assado com purê de mandioquinha, frango à caçadora, bucatini com ragu de patoe queijos duros.

Onde Comprar: Wine Preço: R$ 152,00

Harmonização Vinho e Comida – Costelinhas de suíno com tamarindo e mel harmonizam com quais vinhos?

25 de maio de 2018 por Elmano Marques

COSTELAS COM TAMARINDO DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos espanhóis de Garnacha.

Vinho e Música – What I Miss Most por Callum

25 de maio de 2018 por Elmano Marques

A canção What I Miss Most interpretada  por Callum Scott pede para harmonizar um branco francês do Vale do Loire.

A vida amorosa pode afetar o sabor no vinho

25 de maio de 2018 por Elmano Marques

Our anniversary day. Smiling positive cheerful African American couple sitting in the restaurant and hugging each other while expressing love and drinking wine

Um estudo publicado no jornal de ciência comportamental Appetite, pesquisadores da Universidade de Wrocław, da Polônia, e TU Dresden, da Alemanha, testaram as preferências de sabores e aromas de 100 casais heterossexuais cujos relacionamentos variaram entre três meses e 45 anos. Eles descobriram que quanto mais um casal estava junto, mais semelhantes eram suas preferências.
Cada participante foi convidado a provar 38 amostras de aromas, que incluíam fragrâncias como eucalipto, butanol, toranja, carne defumada e caramelo. Os pesquisadores também dissolveram amostras de cada um dos cinco gostos básicos: doce, ácido, salgado, amargo e umami; e pulverizou as soluções na língua de cada participante. Os participantes avaliaram cada amostra com notas de 1 (gosto muito) a 5 (não gosto nada).
“Embora numerosos estudos tenham demonstrado que os parceiros tendem a se tornar mais semelhantes em várias características ao longo do tempo, nenhum deles explorou uma mudança na percepção quimiosensorial relacionada à duração do relacionamento. Aqui, mostramos que as preferências de gosto e cheiro são mais parecidas em casais com maior duração do relacionamento”, afirmou o estudo.
O estudo analisou não só como as preferências podem ser afetadas pela longevidade de um relacionamento, mas também em como isso poderia ser influenciado pela felicidade do casal. Longe de seus parceiros, cada participante também preencheu uma pesquisa de nove perguntas sobre a felicidade em seu relacionamento. Curiosamente, os casais felizes não tinham mais preferências semelhantes em comparação com aqueles que estavam menos satisfeitos.

Fonte: Revista Adega / Wine Spectator

Les Pagodes de Cos 2004

25 de maio de 2018 por Elmano Marques

LES PAGODES DEF

País: França

Região: Saint-Estèphe – Bordeaux

Castas: Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (38 %) Petit Verdot (2%)

No Visual: Cor vermelho rubi com halo de evolução. Brilhante. Límpido. Lágrimas bem elaboradas.

No olfativo: Complexidade aromática evidenciando notas frutadas (framboesa e groselha), toques de café, couro e tostados.

No gustativo: Encorpado e com estrutura mediana. No palato, boa acidez, taninos delicados, sabores de frutas vermelhas. Final elegante e harmônico.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com  cordeiro na brasa, carne assada na cerveja.

Comprado em viagem

Harmonização Vinho e Comida – Canellone cremoso de salsicha harmoniza com quais vinhos?

24 de maio de 2018 por Elmano Marques

CANELONE CREMOSO UM DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos americanos de Merlot, californianos.