Harmonização Vinho e Comida – Peito de frango com aspargos e cogumelos harmoniza com quais vinhos?

19 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

PEITO DE FRANGO COM ASPARGOS E FUNGHI

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos de Cinsault.

Os 10 Melhores Destinos de Viagens de Vinho de 2019, segundo a Wine Enthusiast – (V) Bangkok

19 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

Grand palace and Wat phra keaw at sunset Beautiful landmark of ThailandBangkok

Bangkok é um destino de viagem que está no topo de todas as lists de viagem. De torres reluzentes a hotéis boutique, restaurantes sofisticados e sociedades secretas de sommeliers, a cidade transformou-se no destino gastronômico mais excitante da Ásia. Centro cultural, ele recebe a cerimônia anual do prêmio 50 Melhores Restaurantes da Ásia desde 2016. Chefs tailandeses com experiência internacional voltaram a cozinhar com ingredientes nativos e, no processo, lançaram as velhas regras de harmonizar vinho doce e comida picante em restaurantes de arranha-céus recém-construidos

Seus Vinhos

A cena do vinho de Bangkok admite uma imensa variedade de interesse desde os clássicos europeus a produtores orgânicos, biodinâmicos e naturais com entusiasmo. Apesar dos altos impostos sobre o álcool, o mercado está repleto de marcas do Novo Mundo da Austrália, Nova Zelândia e Chile, graças a acordos tarifários bilaterais. Outra peça do quebra-cabeça tailandês: vinhos nacionais. Notavelmente, os da Monsoon Valley Vineyard em Hua Hin. A vinícola apresentou ao mundo “novos vinhos latitude” e ganhou prêmios e elogios internacionais.

Harmonização Vinho e Comida – Polvo grelhado e salada harmoniza com quais vinhos ?

18 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

POLVO GRELHADO UM DEF

Os vinhos ideais para harmonização com este prato são os Albariños espanhóis, de Rueda.

Vinho e Música – Stand By Me por Endless Summer

18 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

A canção Stand By Me interpretada por Endless Summer pede para harmonizar um tinto de Bordeaux, de Pomerol, mais especificamente.

Os 10 Melhores Destinos de Viagens de Vinho de 2019, segundo a Wine Enthusiast – Lavaux, Suíça

18 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

Scenic View Of The Terraced Vineyards Of Le Lavaux

Viticultura heróica: é uma frase freqüentemente usada para descrever a agricultura de paisagens difíceis, e Lavaux, na Suíça, é uma região que exemplifica perfeitamente o conceito. Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, este lado do Lago de Genebra, abençoado pelo sol, evoca um cenário de contos de fadas com sacadas cheias de flores, águas azuis cintilantes e picos frios nas montanhas a serem saboreados com uma taça de Chasselas locais. Da mesma forma, suas parcelas que abraçam o lago se elevam em inclinações extremas que somente um Tinker Bell alado e equipe deveriam coletar. Embora a viticultura pareça impossível aqui, é simplesmente heróica.

Sobre seus vinhos

Embora raramente associados ao vinho, os suíços cultivam uvas há séculos. Semelhante à Borgonha, os monges cisnesianos de Lausanne delineavam cuidadosamente as videiras em torno do lago de Genebra. A uva principal que se beneficia de tal fastidiosidade ancestral é a Chasselas, uma variedade branca que cresce na DOC Lavaux e suas sub-regiões, incluindo os locais Grand Cru de Calamin e Dézaley. Em uma extremidade, Chasselas produz brancos florais com nuancess minerais, enquanto no outro extremo são seleções mais estruturadas, complexas e encorpadas. Embora o “tinto suíço” pareça um equívoco, o efeito triplo de aquecimento do lago, do sol e do solo permite que Syrah e Pinot Noir prosperem, junto com Gamaret e Garanoir raramente vistos.

Fonte:Wine Enthusiast

As principais feiras de vinhos de 2019 – Vinexpo Shangai, China

18 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

XANGAI

23 a 25 de outubro

A Vinexpo sediará sua primeira exposição em Shangai este ano, com o objetivo de aumentar as oportunidades para produtores e compradores de vinhos e destilados na China.Esta nova exposição bienal da Vinexpo reflete a estratégia do grupo para a expansão global, particularmente na China, onde tem a ambição de estar presente todos os anos. Vinexpo Hong Kong já acontece a cada dois anos. A Vinexpo Shanghai será dedicada a compradores chineses locais que encontrarão oportunidades para expandir seus portfólios por meio de um programa de reuniões de negócios, degustações e masterclasses no evento.
Um novo evento da Vinexpo na China também reflete o crescimento do consumo de vinho no país, que deve aumentar em mais de um terço, para quase US $ 23 bilhões de 2016 a 2021, de acordo com o último Relatório Vinexpo / IWSR. lançado no ano passado. Isso impulsionará a China a se tornar o segundo mercado mais valioso até 2021, atrás dos EUA.

Fonte: Drink Business

Chateau Musar 2004

18 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

CH MUSAR

Pais: Líbano

Região: Vale do Bekaa

Castas: Cabernet Sauvignon, Carignan e Cinsault.

No Visual: Cor  vermelho cereja, límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas, abundantes e incolores.

No Olfativo: Paleta aromática de notável multiplicidade, expressa em notas frutadas (cerejas, ameixas, amoras e framboesas), alcaçuz e especiarias distintas, além de cedro e tostados.

No Gustativo: Medianamente encorpado,  taninos finos, mas firmes, maravilhosamente sedoso, boa acidez, vibrante e fresco com estrias de cedro e canela.

 Enogastronomia: Ideal para harmonizar com tabbouleh. kebab de cordeiro, cordeiro assado, guisados e queijos maduros e duros.

Onde Comprar: Mistral Preço: R$ 563,00

Harmonização Vinho e Comida – Salada mista de frutos do mar harmoniza com quais vinhos?

17 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

SALADA MISTA

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos de Albariño, Verdejo e Pinot Gris

Vinho e Música – My Mistake por Gabrielle Aplin

17 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

A canção My Mistake interpretada por Gabrielle Aplin pede para harmonizar um tinto de Pinot Noir da Nova Zelândia.

As principais feiras de vinhos de 2019 – ProWine Asia – Hong Kong

17 de janeiro de 2019 por Elmano Marques

ASIA

7 a 10 de maio

A ProWein Asia foi lançada em 2016, em Cingapura. Previsto como uma feira bienal, provou ser tão bem sucedido que o conceito foi lançado em Hong Kong. O ProWine Asia agora alterna entre Hong Kong em anos ímpares e Cingapura em pares.
Co-organizado pela Messe Düsseldorf China e UBM HKES, o ProWine Asia 2019 continuará a ser realizado como parte da Hofex 2019 – uma importante feira de alimentos e hospitalidade na região. Modelado no mesmo formato de sua edição em Düsseldorf, o ProWine Asia oferece aos visitantes uma plataforma internacional a partir da qual se pode explorar o crescente mercado do sudeste asiático. Continuando a cooperação bem-sucedida com alimentos e hospitalidade, o ProWine Asia 2019 trará um conjunto diversificado de selos internacionais estabelecidos, oferecendo as melhores práticas, credibilidade e reconhecimento global trazidos pela ProWein Düsseldorf – a principal feira da organização para vinhos e destilados. Masterclasses e seminários liderados por especialistas do setor também serão realizados durante os quatro dias do evento.